Ícone do site Gazeta do Cerrado

No Tocantins, ministro de Temer admite expansão do tráfico de drogas ; nova lei é discutida

Texto: Jornalista Brener Nunes/Gazeta do Cerrado

O ministro de Desenvolvimento Social Osmar Terra, esteve em Palmas na manhã desta quinta-feira, 23, para  oficialmente abrir e ministrar palestra no Congresso Estadual de Políticas sobre Drogas na Contemporaneidade. E afirma que é autor de uma nova lei sobre drogas que já está em discussão no Senado.

Em sua fala, Terra diz que as drogas são uma tragédia nacional, humana, de saúde pública e de segurança para a população.

“O texto foi aprovado na Câmara e está em discussão no Senado. A nova lei fará mudanças na lei atual, que se provou ser muito inadequada. Embora seja uma lei que ajuda pouco. É a que temos hoje, e ajuda pouco a resolvermos os problemas que nós temos”, explica Osmar.

O ministro conta que testemunhou a explosão de epidemia do craque em 2006. “Todos os anos uma explosão de drogas invade o Brasil pela fronteira com a Bolívia principalmente. Um país abastece 90% da cocaína e do craque brasileiro é a Bolívia”.

Osmar complementa dizendo que o Peru também alimenta o Brasil com drogas, mas trafica principalmente a Europa e Ásia. E a Colômbia manda para a América Central e EUA.

Essa onda gigantesca coisou uma epidemia sem precedentes, diz o ministro. “Nunca teve tanta droga na rua, tanto traficante. Nunca teve uma situação tão dramática com essa que estamos vivendo”, declara.

Sair da versão mobile