Ícone do site Gazeta do Cerrado

Noite violenta: Investigação aponta que suspeitos atiraram contra PM; Mortes podem estar ligadas à guerra de facções

A noite violenta registrada em Palmas nesta terça-feira (31), onde sete pessoas morreram, pode estar ligada a uma guerra entre as facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC). É o que apura a Policia Civil em uma investigação da Delegacia de Investigações Criminais (Deic).

Conforme informações policiais, alguns membros do CV saíram da região sul de Palmas durante a noite para emboscar membros do PCC na região norte da cidade. Primeiro, houve uma tentativa de homicídio na quadra 605 Norte.

 

Momentos depois, encontraram e executaram o jovem identificado como Francisco Pereira de Jesus, o Jhon Low, na quadra 303 Norte. Ele foi alvejado dentro de um carro e morreu no local. Ainda de acordo com a polícia, ele cumpria pena no regime semiaberto e usava uma tornozeleira eletrônica.

Após o crime, ainda conforme a polícia, os membros do CV estavam retornando para o sul de Palmas, quando se depararam com um carro da força tática da Polícia Militar na quadra 103 Sul. Alguns moradores relataram ter ouvido vários disparos. Além disso, as investigações apontaram que os policiais militares foram recebidos a tiros pelos suspeitos.

Publicidade

Neste confronto, cinco homens foram mortos. O carro em que eles estavam foi atingido por pelo menos 26 disparos. Mais tarde, em um outro confronto na região de Taquaralto, outro jovem, supostamente do Comando Vermelho, foi morto e um segundo conseguiu escapar.

As investigações da Deic apontam que todas as vítimas tinham passagem pela polícia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), as mortes serão investigadas pela Delegacia de Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa de Palmas (DHPP).

Entenda
Sete pessoas foram mortas na noite desta terça-feira (31). A informação foi divulgada pela própria PM na manhã desta quarta-feira (1º). A corporação informou também que seis morreram durante troca de tiros com policiais. A Secretaria de Segurança Pública do Tocantins disse que o caso será investigado pela delegacia de homicídios.

Após a troca de tiros, os policiais constataram que cinco suspeitos estavam feridos. A PM disse ainda que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros, mas que devido à situação dos feridos, os próprios policiais prestaram socorro e os levaram para o Hospital Geral de Palmasna carroceria da camionete. Porém, nenhum deles sobreviveu.

O local foi isolado e o delegado de Polícia Civil e a perícia foram acionados. Foram apreendidos um revólver calibre 38, duas pistolas e cápsulas. O material foi apresentado na delegacia.

Na mesma noite, outra pessoa morreu na região sul de Palmas. A PM disse que policiais se depararam com um carro que estaria sendo usado em vários roubos nos últimos dias. Eles então tentaram realizar a abordagem e foram recebidos a tiros, segundo a polícia.

No veículo, tinham dois ocupantes, sendo que um foi baleado e levado para a Unidade de Pronto Atendimento Sul, mas não resistiu. O outro conseguiu fugir por um matagal, conforme relato da PM. No veículo, a polícia disse foram encontradas drogas e um revólver calibre 38.

Sair da versão mobile