Ícone do site Gazeta do Cerrado

Nova doação de órgãos no Tocantins traz esperança para pacientes em espera por transplante

Esta é a terceira captação de 2023 e a segunda realizada no Hospital Dom Orione - Foto: Rodrigo Martins/Hospital Dom Orione

A terceira captação de múltiplos órgãos do Estado do Tocantins foi realizada na terça-feira, 04, no Hospital Dom Orione, em Araguaína. Toda a logística para que ocorresse em tempo hábil, foi realizada pelas equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e na ocasião foram doados os rins e as córneas de um paciente do sexo feminino, de 59 anos.

Segundo a enfermeira da Central Estadual de Transplantes do Tocantins (CETTO) e responsável pela Organização de Procura de Órgãos (OPO), a ação foi realizada em conjunto com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do Hospital Regional de Araguaína (HRA), juntamente com a equipe médica de captação de da Central Nacional de Transplantes, de Brasília.

“Um ato de amor e solidariedade ao próximo, frisamos a importância de deixar em vida expresso para os familiares a vontade de ser um doador. Pois somente eles podem autorizar a doação”, destacou a enfermeira.

Captações de órgãos

As outras duas captações realizadas em 2023 ocorreram no Hospital Geral de Palmas (HGP). Em 2022 ocorreram 14 doações. No Dom Orione, esta foi a segunda captação realizada, a primeira ocorreu no dia 24 de novembro de 2019.

Em todo o Estado, as captações tiveram início em 2018 e até o momento foram 39. Além de órgãos, no Estado também é realizada a captação de tecidos oculares. No Estado é realizado o transplante de córneas; de acordo com dados da CETTO, de 2018 a 2022 foram feitos 196 transplantes.

Sair da versão mobile