Ícone do site Gazeta do Cerrado

Nova ferramenta vai avaliar fluência de leitura dos estudantes nas escolas estaduais

Foto –  Mari Rios / Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou a aplicação dos testes de fluência de leitura nas escolas da rede estadual que ofertam as séries iniciais do Ensino Fundamental. Para realizar a avaliação, as unidades de ensino utilizaram uma plataforma que foi adquirida pelo Governo do Estado para a implementação do Programa de Recomposição das Aprendizagens (Recomeçar).

O teste de leitura é a segunda fase do diagnóstico voltado para os alunos do 2º ao 6º ano do Ensino Fundamental, que também já passaram por avaliação das habilidades nos componentes de língua portuguesa e matemática.

A fluência em leitura é a habilidade e precisão que o leitor tem em decodificar um texto. Os leitores que estão em processo de escolarização apresentam diferentes níveis de velocidade e precisão de leitura.

Conforme a diretora de educação básica da Seduc, Celestina Souza, o aplicativo utilizado pela Seduc capta o áudio e por meio da análise da dicção e velocidade de leitura consegue apresentar os diagnósticos. “Tudo isso vai indicar se a criança é uma pré-leitora, leitora básica ou fluente. A partir das dificuldades identificadas nesta avaliação o professor vai trabalhar para superar os obstáculos de aprendizagem”, explicou.

Na Escola Estadual Beira Rio, localizada no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional, o teste de fluência foi aplicado na quinta-feira, 31. Em ambiente silencioso, os estudantes foram submetidos à leitura de um material fornecido pelo professor. O diretor da unidade de ensino, Emerson Nogueira de Carvalho, relatou que os trabalhos na unidade estão avançados. “Estamos seguindo o cronograma e finalizando a aplicação da prova de fluência. A comunidade escolar está envolvida no processo, com alunos, pais e professores engajados”, afirmou.

Recomeçar

O teste de fluência é uma das ferramentas de operacionalização do Recomeçar que atua em três frentes: acolhimento, diagnóstico e recomposição da aprendizagem.

O aplicativo de fluência, desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), busca entender o nível de proficiência de leitura.

O Tocantins é o 7º estado a adquirir o software que auxiliará na avaliação,  monitoramento e execução do Recomeçar. As informações coletadas e relatórios apresentados pela plataforma sobre o real desenvolvimento dos estudantes nortearão o planejamento para a recomposição da aprendizagem.

O Recomeçar foi desenvolvido pela equipe pedagógica da Seduc e será realizado de forma sistemática em todas as escolas da rede estadual de ensino durante o primeiro semestre letivo. O programa visa adequar as habilidades e as competências dos estudantes ao ano ou série em que ele está matriculado por meio de quatro eixos de trabalho: diagnóstico das aprendizagens dos estudantes durante o período de pandemia; recomposição da alfabetização e letramento matemático, com atividades em sala de aula; avaliações contínuas e monitoramento; e, por fim, a avaliação de saída que será aplicada no final do processo.

Fonte – Ascom Seduc

Sair da versão mobile