Gazeta do Cerrado
Durante a solenidade da chamada agenda positiva, o Governador Marcelo Miranda (PMDB) acompanhado de várias lideranças polico partidárias, e da bancada governista em peso, assinou na tarde desta segunda-feira, 23, a Ordem de Serviço autorizando o início das obras de construção da ponte sobre o Rio Tocantins (Ponte de Porto Nacional).
Em seu discurso, Governador chamou a atenção para importância histórica dessa obra “é um momento histórico para mim como gestor. Quero ressaltar além da importância da obra física a importância humana dessa obra que vai colaborar com o crescimento da população que nos confiou essa tarefa” disse.
Marcelo Miranda enalteceu o trabalho das bancadas estaduais e federais, que segundo ele, foram de fundamental importância para a realização dessa grande obra tão aclamada e aguardada pela população portuense e de toda região. O Governador pontuou a importante colaboração da Ageto (Agência Tocantinense de Transportes e Obras) e da Caixa Econômica Federal e declarou: “Pra mim hoje é um dia muito especial por entender que essa obra vai somar ao crescimento socioeconômico do nosso Estado. Creio que no mais tarde em três anos essa obra será concluída. Mais uma vez o governo Marcelo Miranda assume um compromisso e tenta cumprir a altura dos anseios da sociedade”.
Questionado sobre as críticas que alegam que o Tocantins está parado, o governador afirmou que está trabalhando em ritmo acelerado: “vocês que têm acompanhado o dia a dia, estão vendo que existem demandas mas nós temos a consciência que temos que caminhar. Quem acompanha o governo Marcelo Miranda, está vendo as obras acontecerem. Nós não estamos parados e quando recebemos críticas construtivas para melhorar a administração nós procuramos atender. Normalmente quem se torna oposição me incentiva a trabalhar mais. Hoje é um dia muito especial para a história de Porto Nacional, para o Tocantins e porque não dizer para o Brasil” concluiu.
Para o prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia (PV), a antiga ponte acarretava prejuízos ao município e ao Estado como um todo no que diz respeito a logística de escoamento da produção devido a limitação do tráfego, e a nova ponte surge como solução para esses problemas: “a nova ponte nos permite exatamente a normalização dessas condições de tráfego entre as margens direita e esquerda do Rio Tocantins. Isso para Porto Nacional é importante bem como para toda região que tem apresentado grande crescimento no ramo do agronegócio” disse.
Joaquim Maia acredita que a garantia de financiamento pela Caixa Econômica Federal vai garantir a celeridade das obras de construção da nova ponte: “temos a expectativa da garantia pelo órgão financiador que é a Caixa. Os recursos já estão disponíveis com a aprovação do empréstimo pela Assembleia Legislativa e parabenizamos o Governador pela iniciativa de trazer essa grande obra para Porto Nacional” ressaltou.
Estrutura
A ponte terá 1.488 metros de extensão, sendo 1.088 metros de armação de concreto e 400 metros de aterro. A licitação foi realizada ainda em 2014, pelo valor de R$ 101.328.272,57.
Entenda
Em setembro deste ano, a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei autorizando o Governo do Estado a realizar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal (CEF), no valor de R$ 130 milhões (valor atualizado), para a construção da obra. A empresa responsável é a Rivoli do Brasil S.P.A.
A estimativa é de que a obra gere cerca de 500 empregos (diretos e indiretos), com mão de obra preferencialmente local. Após assinada a autorização, a previsão é concluir a ponte no prazo de 900 dias.
A nova ponte substituirá a estrutura atual, que tem apenas 900 metros e que foi construída ainda na década de 1970. Danos estruturais fizeram com que o trânsito pesado fosse limitado e, atualmente, os veículos que ultrapassam 30 toneladas de peso não podem usar a estrutura.