Ícone do site Gazeta do Cerrado

Novela: comunidade do Jalapão aprova e se emociona; “Às vezes a gente mora no local, mas não dá valor”, diz moradora

De Mateiros: Jornalista Brener Nunes
Especial para a Gazeta do Cerrado
Com muita expectativa e emoção, os moradores de Mateiros, na região do Jalapão, acompanharam a estreia da nova novela da Rede Globo, O outro Lado do Paraíso. Com uma estrutura composta por dois telões, a atração começou a ser exibida a partir das 20:15 (horário de Brasília), na noite dessa segunda-feira, 23. A região é cenário para a nova trama da emissora carioca.
A artesã Ilana Ribeiro conta que teve o prazer de participar das gravações e ajudar na cenografia da novela. “Nós também fomos ao Rio De Janeiro. Fomos bem recebidos, ficamos quatro dias lá. Foi muito gratificante para nós. Sair daqui, e ir ao Rio mostrar nossa história como artesão. Não só a nossa, mas de todos os quilombos. Sim, pelo trabalho que eles fizeram aqui,eu acredito que sim. To muito feliz, acabei de ver essa cena da colheita do capim dourado. Já no primeiro capítulo mostrar a colheita do capim dourado. Ver isso foi gratificante demais. E faz parte da produção que eu fiz. Então para mim, hoje foi um dia maravilhoso. To muito feliz”, exclama.

(Foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins)

Antonia Cardoso, diretora de Turismo, diz com um sorriso no rosto que adorou tudo. “To adorando. Tudo muito lindo. Mostrar um pouco da história do nosso lugar. Então, isso é muito enriquecedor para gente, ver nossa história retratada na televisão. Só de saber que tem milhares e milhares de pessoas assistindo isso, é gratificante pra gente”, conta.
Maria Júlia, moradora local, diz que está muito feliz ouvir ver sua região na televisão. “Só em mostrar a região da gente, sabe? Fico alegre demais. Muito bonito. Às vezes a gente mora no local, mas não dá valor”, frisou.
Em entrevista à Gazeta do Cerrado, o prefeito de Mateiros, Pastor João Martins (PTN), conta que foi emocionante assistir ao primeiro capítulo da novela. “Gostei. Ver as pessoas daqui participando. A gente fica emocionado. Saber que o nosso lugar tá indo para o mundo inteiro. O capim dourado, as belezas aqui do Jalapão. A gente se emociona. Vendo aqui a comunidade em peso, participando. To muito feliz”.
*O Outro Lado do Paraíso*
A equipe da novela passou cerca de um mês no Tocantins, gravando nos principais pontos turísticos do Estado. Na região do Jalapão, as gravações movimentaram a economia e geraram emprego e renda para diversos trabalhadores que foram terceirizados pela emissora.
No Jalapão, cenas da trama foram ambientadas em diversos pontos turísticos como as Dunas, Cachoeira do Formiga, Pedra Furada, Cânion Sussuapara, Praia do Rio Novo, Cachoeira da Velha, Fervedouro Bela Vista e na Comunidade Mumbuca. Além disso, um bar cenográfico do personagem Josafá (Lima Duarte) foi montado na estrada que dá acesso ao Parque Estadual do Jalapão (PEJ).
Sair da versão mobile