Ícone do site Gazeta do Cerrado

Novembro Azul alerta para a saúde do homem

Alertar para os cuidados com a saúde do homem, incluindo a prevenção e o combate ao câncer de próstata, é objetivo do movimento Novembro Azul. E este ano em Palmas, serão realizados outros trabalhos, além da prevenção do câncer e para isso foram traçados eixos da campanha, em que os Centros de Saúde Comunitários (CSC) e demais representações da saúde desenvolverão ações específicas para a população masculina do município.

 

Dentre as ações a serem desenvolvidas estão, trabalhar a prevenção e a promoção da saúde com relação aos principais tipos de câncer que acometem o homem; realizar o diagnóstico de DSTs através da testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites; ofertar o exame do toque na população masculina acima de 50 anos de idade.

 

Já o Dia D de abertura do mês, no dia 11 de novembro, acontecerá no Parque do Idoso, durante todo o dia.

 

Dados Epidemiológicos de Palmas

De acordo com o INCA, no ano de 2016 é estimado o diagnóstico de 50 casos novos de câncer de próstata em Palmas, representando 43,39% da estimativa de casos novos. Em segundo lugar com 10,32% espera-se o câncer de colón e reto com maior incidência no município. Em terceiro lugar, com 7,8% encontra-se o câncer de estômago nas estimativas de incidência.

 

Onde realizar o exame de prevenção

O município de Palmas tem 100% da população coberta pela Estratégia de Saúde da Família. Portanto, os usuários dos SUS residentes em Palmas podem realizar sua consulta com os profissionais de saúde, no centro de saúde de referência da sua residência. Os centros de saúde ofertarão atividades educativas e de promoção da saúde.

 

Para a demanda encaminhada à urologia, haverá o suporte do serviço de atenção especializada no atendimento da demanda lançada pelos médicos das equipes.

 

Cronograma de atividades

Dia D de abertura do mês no parque do idoso – dia 11/11/2016 durante todo o dia.

Oficinas propostas pelo Núcleo de Práticas de Arte-terapia e Educação Popular em Saúde (NUPOPS) para trabalhar os eixos da campanha – a partir do dia 21 de novembro.

As demais ações serão organizadas durante todo o mês de novembro no município, com o envolvimento intersetorial de Instituições Públicas e Educação.

Movimento


O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, denominado Movember, cujo nome tem origem na junção das palavras inglesa, moustache (bigode, em português) e november (novembro, em português), cujo objetivo é sensibilizar e conscientizar o público masculino em relação aos cuidados preventivos e à importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata, tornando-se oficial o dia 17 de novembro como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, a Conscientização, a Prevenção e o Combate ao Câncer de Próstata representa o tema da  campanha do Novembro Azul realizada por diversas entidades em todo o Brasil.

 

Para o ano de 2016 o Ministério da Saúde definiu como tema: “O autoexame é coisa de homem: a prevenção está em suas mãos”. O objetivo da campanha nacional é estimular o autocuidado com enfoque para o câncer de pênis e testículos.

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

 

Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

 

 

CRONOGRAMA NUPOPS

 

21/11 – Território Xambioá – 712 Sul

22/11  – Território Kanela – 503 Norte

23/11  – Território Apinajé – 108 Sul

24/11  – Território Xerente – Laurides

25/11  – Território Javaé – Santa Bárbara

28/11 – Território Krahô – 1206 Sul (Valéria Martins)

29//11  – Território karajá – Eugênio Pinheiro

30//11  – Território Pankararu – Taquaruçu

Sair da versão mobile