Ícone do site Gazeta do Cerrado

Novembro Azul: Câncer de próstata é muitas vezes silencioso, alerta rádio-oncologista

Na próxima quarta-feira, 27, é o Dia Nacional de Combate ao Câncer e neste mês de novembro é o período em que são priorizadas campanhas para que o público masculino se previna contra a doença.

Conforme o médico rádio-oncologista Ismar de Rezende Júnior o câncer de próstata é silencioso por isso é necessário que os homens façam exames periódicos. “A partir dos 45 anos os homens precisam procurar um médico para fazer os exames de rotina como PSA e o toque. Caso haja incidência da doença na família é necessário procurar um especialista a partir de 40 anos”, destacou Rezende.

O tratamento de câncer de próstata pode ser realizado por cirurgia ou radioterapia. Sendo que somente o médico poderá indicar o melhor procedimento para cada paciente.

Com o objetivo de desmistificar a doença para o público masculino, o Dr. Ismar Rezende tem feito várias palestras sobre essa temática em grandes instituições.

Balanço do Mutirão Outubro Rosa 2019

No mês de outubro a Radioterapia Irradiar em parceira com o Hospital Dr. Jorge Saade, Associação CuidaDores e outras instituições parceiras realizaram o Mutirão Outubro Rosa no dia 05. Na ocasião foram realizados 293 atendimentos e ao mínimo sete mulheres foram encaminhadas com suspeita de câncer de colo uterino para biópsia e posterior tratamento.

Segundo Rezende ações como estas são extremamente necessárias para que a população entenda a necessidade de se fazer exames periódicos para a detecção precoce do câncer. “Quanto mais rápido for diagnosticado esta neoplasia, há mais chances de cura, os efeitos colaterais são menores com tratamento menos agressivo”, frisou.

Nesta ação vários adolescentes foram vacinados contra o HPV, além disso, o evento foi aberto pela Banda da PM e ao longo da manhã os participantes puderam fazer atividade física, tiveram momentos de descontração e alegria com palhaços, entre outras atrações.

Radioterapia Irradiar
Os pacientes da Irradiar contam com um acelerador que está entre os mais modernos do País, sendo capaz de realizar radioterapia conformacional 3D, de intensidade modulada (IMRT) e IGRT além da Radiocirurgia (técnicas que maximizam os resultados com menores impactos à saúde do paciente). O aparelho focaliza e emite a radiação de forma específica para não comprometer os demais órgãos.

fonte: Assessoria

Sair da versão mobile