Ícone do site Gazeta do Cerrado

Novos casos de tuberculose são confirmados na Cadeia Pública de Colinas

Novos casos de tuberculose foram registrados na Cadeia Pública de Colinas do Tocantins - Foto - Lauane Santos

Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

Outros dois casos de tuberculose, em detentos,  foram confirmados na Cadeia Pública de Colinas do Tocantins, nesta quinta-feira, 20. Segundo as informações da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), um dos reeducandos obteve prisão domiciliar e o outro continua na unidade prisional. Ambos já estão em tratamento.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa que agrava órgãos como os pulmões, pleura, ossos, sistema nervoso, linfonodos, intestinos, sistema geniturinário, devido à isso, as visitas estão temporariamente suspensas na Cadeia Pública de Colinas.

Segundo a Seciju, os reeducandos foram diagnosticados durante uma ação preventiva dentro da unidade prisional.

Em maio deste ano, outros cinco detentos foram diagnosticados com a mesma doença. Na época, os presos ficaram impedidos de receber qualquer tipo de visita, durante 30 dias. Já as prisões em flagrante, foram encaminhadas para outras unidades prisionais do Estado.

Publicidade

A Gazeta do Cerrado entrou em contato com a Secretaria de Cidadania e Justiça. Em nota o órgão por meio do Sistema Penitenciário (Sispen), informou que graças ao trabalho preventivo realizado, na área da saúde, nas unidades prisionais do Estado, foi possível pelo Sistema Penitenciário e Prisional (Sispen) detectar e medicar dois reeducandos com sintomas de tuberculose na Cadeia Pública de Colinas.

Somente os dois reeducandos foram diagnosticados com a doença, previamente pela equipe médica da Saúde Prisional.

A suspensao das visitas é uma medida com objetivo de preservar a saúde dos visitantes.

Sair da versão mobile