A NuBank é uma das fintechs mais conhecidas do Brasil. A empresa que comemorou 20 milhões de clientes no Brasil em janeiro agora anuncia uma nova medida para tornar o uso do seu cartão de crédito ainda mais seguro: o suporte ao MasterCard SecureCode, que negará qualquer compra não autorizada pelo usuário pelo aplicativo do cartão.
O SecureCode é um método de verificação para compras em duas etapas da MasterCard, que é a bandeira utilizada pelos cartões da Nubank. A partir de agora lojas com suporte ao SecureCode exigirão uma confirmação adicional em compras realizadas nas suas lojas online. A confirmação se dará por meio de uma notificação que terá apenas duas opções: “sim” ou “não”.
Leia: Armadilhas na quarentena: Bancos alertam para aumento de fraudes
A notificação é exibida como você pode ver logo acima. Ela mostra o nome registrado da loja e o valor da compra. Para confirmar ou negar basta escolher uma das opções. Caso a opção “sim” não seja selecionada em até 5 minutos após a notificação surgir, a compra é negada automaticamente e o cartão é bloqueado para evitar fraudes.
O desbloqueio pode ser feito facilmente dentro do aplicativo ao acessar o painel do cartão com os valores da fatura fechada, do lado esquerdo no cadeado na tela. A Nubank diz que o cartão será bloqueado e a compra negada mesmo se o celular estiver desligado ou sem bateria. Ou seja, é preciso estar com o telefone ligado sempre que for fazer uma compra online, por garantia.
Leia também: FGTS: MP autoriza saque extraordinário de contas ativas e inativas
A nova camada de segurança vale para todos os cartões de crédito Nubank, tanto os físicos quanto os virtuais. A adição do recurso depende dos lojistas, que podem implementar o SecureCode ou não. O SecureCode não é exigido para compras em lojas físicas, pois nelas é preciso digitar a senha, que não está impressa em nenhum lugar, diferente do código de segurança, que fica no verso do cartão.