Em abril, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor – PEIC cresceu 0,8 ponto percentual na variação mensal, passando de 68,7% (referente a março) para 69,5% de endividados em Palmas. Este é o maior resultado desde o mesmo mês do ano passado, quando foi percebido o endividamento entre 69,9% dos entrevistados.
Já a inadimplência sofreu queda, passando de 11,7% em março para 11,4% em abril. “Isso mostra que há um esforço por parte dos palmenses em pagar as contas até a data do vencimento, minimizando, assim, os atrasos e o pagamento de juros”, explica a assessora econômica da Fecomércio Tocantins, Fabiane Cappellesso.
Porém, entre os consumidores que ultrapassaram a data do vencimento das contas, o atraso chega a 48,1 dias. Em relação ao tempo em que estão comprometidos com as dívidas, ou seja, a duração dos parcelamentos, é de aproximadamente 8,3 meses. E, para o mês de abril, a parcela da renda mensal destinada ao pagamento de contas foi de 33,5%, um aumento mensal de 0,4 ponto percentual.
O ranking das principais dívidas continua liderado pelo cartão de crédito (77,1%), seguido por financiamento de carros (23,8%) e carnês de lojas (21,1%). A pesquisa é realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, em parceria com a Fecomércio Tocantins, e está disponível na íntegra para download em:https://bit.ly/2PSuJ1u.
Fonte: Ascom Fercomércio
______________________________________________________________________