Ícone do site Gazeta do Cerrado

Número de mulheres em cargos de liderança aumentou mais de 30% no país, aponta pesquisa

Número de mulheres em cargos de liderança aumentou mais de 30% no país - Foto: Getty Images

Número de mulheres em cargos de liderança aumentou mais de 30% no país – Foto: Getty Images

O Dia Internacional da Mulher é comemorado nesta segunda-feira, 8 de março, e ao longo dos anos, muitos espaços foram ocupados por elas no mercado de trabalho. Segundo uma pesquisa da International Business Report da Grant Thornton, o Brasil teve um aumento de 34% de mulheres na liderança, ocupando a 8° colocação no ranking dos países avaliados, entre eles, Filipinas (43%), África do Sul (40%), Polônia (38%) e México (37%).

A tendência é que esse número cresça ainda mais. É o que diz um estudo realizado pela ZRG Brasil, empresa global de Executive Search e consultoria em lideranças, que mostra essa tendência. A constatação é de que existe uma forte intenção por parte dos executivos em ampliar o número de mulheres contratadas para cargos de liderança, entre os meses de março e abril deste ano.

Para Carla Cândido, especialista em recrutamento e seleção da Pessoall RH, essa tendência tem sido percebida, principalmente, pela mudança de pensamento. “Algumas empresas estão provando que isso é possível e estão diversificando processos, incrementando políticas e criando culturas que ofereçam salários de acordo com as competências e não por gênero, o que é bem positivo, permitindo assim, que as mulheres vejam que podem ser o que quiserem. Sentindo seguras com as suas escolhas familiares, pessoais e profissionais”, pontuou.
​​​​​​​
A especialista acrescentou ainda que ao longo dos anos as mulheres  estão se desenvolvendo para assumir papeis cada vez mais importante no mercado de trabalho. “Dessa forma, ela usa  suas habilidades de fazerem várias coisas ao mesmo tempo, com a mesma competência e qualidade como se tivesse desenvolvendo uma só”, completou.

Já a master coach, Tudy Vieira, deu dicas para as mulheres que querem se destacar ainda mais no mercado de trabalho. “Se agarrem a todas as oportunidades e busquem conhecimento sempre. Com relação ao equilíbrio profissional e pessoal, invista no autoconhecimento. Se conhecer, saber suas aspirações e seus limites ajuda muito a ter sucesso em qualquer âmbito”, concluiu a especialista.

Publicidade
Sair da versão mobile