Dona Rosa – Foto – Gazeta do Cerrado
Equipe Gazeta do Cerrado
Dona Maria Rosa Vieira de Souza, a Dona Rosa, primeira mulher a abrir um restaurante em Mateiros, no Jalapão. Conhecida pelos guias, empresários e moradores, ela conquistou os turistas com seu tempero com personalidade.
Dona Rosa foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) em Palmas, nesta segunda-feira, 4 . Ainda não há informações sobre seu velório e sepultamento. O senador Eduardo Gomes lamentou a morte da jalapoeira. (Veja no final da reportagem)
Em 2021, a Gazeta do Cerrado contou a história da cozinheira em uma série de reportagens sobre a região do Jalapão.
Conheça a história de Dona Rosa
Sorridente. Faz questão dela mesma atender quem chega ao seu restaurante no centro de Mateiros. Ela é Dona Maria Rosa Vieira de Souza, 60 anos. A empresária do ramo de alimentação da cidade se identifica como “Mateirense de cidade”.
O cardápio é simples, mas saboroso. Comidas variadas com o toque de uma das mulheres que representam o protagonismo feminino nó Jalapão.
Dona Rosa foi a primeira a montar um restaurante no início de Mateiros. Conhecida pelos guias, empresários e moradores, ela conquista os turistas com seu tempero com personalidade.
“Isso aqui era tudo cerrado, era abandonado, não tinha saída para nada, um sofrimento, as pessoas iam buscar sal em Dianópolis no jumento”, lembrou ainda da época de Goiás. Levava três dias para chegar em Dianópolis”, lembrou.
Logo que se casou ela conta que foi para a fronteira com a Bahia e depois montou um pequeno negócio em Mateiros . “Aqui não tinha um pão para vender então montei uma padaria”, disse.
“O turismo era fraco e não existia ainda… aparecia alguém para comer e a gente oferecia o que tinha”, relembra.
Com o aumento do fluxo do turismo ela ampliou para um restaurante. “Demoli a casa para fazer o restaurante”, disse.
Ela conta que incentivou outras pessoas a abrirem o próprio negócio na cidade. “As pessoas estavam voltando com fome….”, disse. Foi uma verdadeira desbravadora do ramo alimentício na cidade .
Leia aqui na íntegra 0 Conheça Dona Rosa: a desbravadora que transformou a necessidade num negócio no Jalapão: “depois da vacina tudo vai acalmar” | Gazeta do Cerrado
Veja notas de pesar
Eduardo Gomes
Setur
NOTA DE PESAR (SETUR)
A Secretaria do Turismo do Tocantins recebeu com profunda tristeza a notícia do falecimento, ocorrido neste domingo (03), de Dona Maria Rosa Vieira de Souza, empresária pioneira do Jalapão.
Dona Rosa tinha 62 anos e deixa 05 filhos, dentre eles o vereador Marcos Fernandes (Marquinhos). Ela morava em Mateiros- TO, e foi a primeira empresária a abrir um restaurante no Jalapão, importante empreendimento para o turismo da região.
Mulher de luta, cativante e acolhedora, empresária de sucesso, mãe, amiga, Dona Rosa deixa um legado com sua história.
O sentimento de pesar, dor e tristeza toma conta de todos nesse momento e nos solidarizamos com seus familiares e amigos. Que Deus conforte o coração de todos com essa irreparável perda.
Hercy Filho
Secretário da Setur