Ícone do site Gazeta do Cerrado

O Adeus a Totó Cavalcante: Eduardo Gomes faz homenagem: “Deixa um Legado de fortalecimento da política”; Amélio destaca contribuição para o TO; VEJA NOTAS DE PESAR!


Faleceu esta madrugada o pioneiro tocantinense, ex deputado estadual Totó Cavalcante, um dos lideres na luta pela criacão do Tocantins. Familiares informaram que ele estava internado na Unimed em Palmas.

Ele deve ser velado no Palácio Araguaia a partir das 11 horas. Ele estava com um enfisema pulmonar.

“Minha história com Totó começa ainda em 1983 organizando os comitês pro criação do Tocantins e depois nos momentos decisivos no trabalho feito na Aleto de Goiás durante a constituinte”, disse o senador.

“Em todos os momentos sempre foi um entusiasta, um cidadão de posicionamento político definido com ideiais acima dos partidos . Deixou um Legado de fortalecimento da política tocantinense , um Grande personagem do campo das ideias ensinando as pessoas a fazer política”, afirmou o senador.

Amelio também lamenta

Publicidade

É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de Totó Cavalcante, figura emblemática na história e na luta pela criação do Estado do Tocantins.

Natural de Corrente, Piauí, Totó Cavalcante dedicou sua vida ao desenvolvimento e consolidação do nosso Estado, desde os tempos em que lutava como estudante e advogado até assumir importantes posições políticas, como deputado estadual e senador da República.

Sua contribuição foi fundamental para que o Tocantins se tornasse uma realidade, lutando bravamente pelos interesses da região Norte goiana e, posteriormente, do Estado do Tocantins. 

Totó Cavalcante deixou um importante legado, não apenas na política, mas também na comunicação, ao fundar a Rádio Independência do Tocantins, que se tornou um marco na história da nossa comunicação.

Neste momento de dor, expressamos nossas sinceras condolências à família, amigos e admiradores de Totó Cavalcante. 

Que sua memória e seus feitos continuem a inspirar gerações a trabalhar pelo bem comum e pelo progresso do nosso amado Tocantins.

Assembleia Legislativa do Tocantins

Amélio Cayres – Presidente

———————————————————————

Ricardo Ayres também lamenta 

 

*Nota de Pesar*

É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de José Antônio Totó Ayres Cavalcante, conhecido como Totó Cavalcante, um pioneiro tocantinense, ex-deputado estadual e senador, e um dos grandes líderes na luta pela criação do Estado do Tocantins.

Além de líder político, Totó Cavalcante foi um advogado e professor cuja trajetória foi marcada por seu compromisso público e bem-estar social. Sua participação ativa na criação do Estado do Tocantins foi fundamental, especialmente quando, ao lado do então deputado Siqueira Campos, protagonizou uma greve de fome de 98 horas e 35 minutos, que culminou na nomeação de uma comissão de redivisão territorial, resultando posteriormente na concretização do novo Estado.

Para mim, Totó Cavalcante não era apenas um líder político; era um familiar próximo que sempre me espelhei como pessoa, parente muito próximo e perto em convivência, alguém que sempre considerei e por isso chamava de tio.

Neste momento de dor, oferecemos nossas condolências à família, amigos e a todos os tocantinenses que se inspiraram na sua trajetória. Seu legado de coragem e determinação ficarão marcados nas páginas da história do Brasil, em especial do Tocantins.

*Ricardo Ayres*
_Deputado Federal_

Sair da versão mobile