Ícone do site Gazeta do Cerrado

O alerta que vem das aldeias: 416 indígenas já se infectaram por covid e sete morreram no TO

O Tocantins enfrenta os desafios de conter o avanço da Covid nas aldeias indígenas principalmente na Ilha do Bananal. Em todo o Brasil mais de 15 mim indígenas já se infectaram pelo vírus.

No Tocantins já foram 416 infectados dentre curados e ainda com vírus ativo, conforme a Sesai informou. No Estado já são sete mortes.

Em Formoso do Araguaia 356 indígenas já se contaminaram sendo que 217 já se curaram. Na cidade 119 pessoas aguardam ainda resultados de exames.

A prefeitura da cidade pleiteou junto ao Estado quatro leitos de UTI para o hospital da cidade.

O município de Tocantínia tem 115 indígenas infectados e Lagoa da Confusão tem 80.

Segundo a Sesai, secretaria de saúde indígena a assistência foi ampliada. “Mantemos uma equipe de resposta rápida, composta enfermeiro e técnico de enfermagem na região realizando assistência em saúde, monitoramentos e vigilância dos pacientes sintomáticos de síndrome gripal, além de busca ativa e monitoramento dos casos suspeitos e confirmados”, informou.

O órgão disse ainda: “Em parceria com a Prefeitura de Formoso, o DSEI TOCANTINS mantém quatro técnicos de enfermagem na casa de isolamento na Cidade de Formoso. Os profissionais, cedidos pelo Município de Formoso, permanecem 24 horas prestando assistência aos pacientes que necessitem ficar em isolamento. A Equipe Multidisciplinar de saúde Indígena, composta por Médico, Enfermeira, técnico em Enfermagem, Psicóloga e Agente Indígena de Saúde, permanece em território supervisionando sinais de perigo e de agravos dos sintomas, com assistência e ações prioritárias para a COVID -19” informou a SESAI.

Sair da versão mobile