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O caso TEL: Interditada, empresa apresenta plano de contingência e aguarda análise da vigilância sanitária

Equipe Gazeta do Cerrado

A empresa Tel continua interditada em Palmas. A vigilância sanitária interditou a empresa, que tem cerca de R$ 1,5 mil funcionários, por causa da pandemia de coronavírus.

A empresa então apresentou o plano com as adequações para as medidas de prevenção ao coronavírus que ainda está em análise por parte da vigilância. A interdição aconteceu após reclamação dos próprios funcionários que trabalham em ambiente fechado e em estações de trabalho bem próximas.

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Durante a inspeção ficou constatada a falta de produtos para a higienização das mãos e das superfícies. As estações de trabalho ficam lado a lado e boa parte dos objetos são divididos entre várias pessoas.

Em alguns estados, empresas de call center continuam abertas em razão da natureza do serviço que é considerado essencial. No Caso da Tell, a empresa atende o INSS levando informações para todo o país. “A Prefeitura de Palmas, por meio da Vigilância Sanitária de Palmas (Visa), informa que recebeu nesta sexta-feira, 20, o plano de contingência da empresa de call center Tel Telemática. Entretanto o documento ainda está em análise e a resposta será entregue oficialmente ao interessado. Ressaltamos que o call center permanecerá interditado até que se adeque as normas”, informou à Gazeta.

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Em Porto Alegre, por exemplo, foi considerado como proibido o fechamento de empresas da área de telemarketing também em razão da excepcionalidade do serviço. Em São Paulo e Goiás também.

O diretor do INSS, Jobson de Paiva chegou a encaminhar o ofício à prefeita Cinthia Ribeiro sobre o assunto.

“O município de Palmas torna-se protagonista, por abarcar em seu território central de teleatendimento prestando serviços a este Instituto, e que com isso, atende a cidadãos de toda parte do país.Assim, este Instituto coloca-se ao lado dessa Municipalidade no interesse de garantir a segurança dos colaboradores da referida prestadora, destacando a relevância do bom funcionamento da Central para a continuidade desse serviço de público de natureza essencial, sobretudo em um momento tão duro”, disse.

O CEO da empresa, Gabriel Dumond, informou em ofício à prefeitura de Palmas que a empresa está apta a todas as medidas necessárias, neste sentido, propôs o afastamento das pessoas com mais de 60 anos, redução de 25% do quadro de servidores ou afastamento de mesas até um metro dentre outras medidas.

Veja a nota sobre o assunto

A TEL, ciente de que, sua atividade, na condição de representar o INSS do Brasil perante toda o sociedade, é essencial neste momento em que a população necessita estar operante a partir de suas casas, evitando sair às ruas e aumentando a propagação do coronavírus (COVID-19) e dar assistência aos idosos que são os mais frágeis nesse momento, informa que, seguindo as determinações das autoridades de Saúde, tomaram todas as providências de sanitização e adequações nas operações para resguardar a saúde de seus colaboradores e da população em geral.


A empresa intensificou os protocolos de limpeza e higienização previstos nas orientações da OMS – Organização Mundial da Saúde e órgão de vigilância sanitária além de reforçar as orientações necessárias para a conscientização dos seus colaboradores e adotou as seguintes medidas:


• Afastamento imediato do ambiente de trabalho das pessoas com mais de 60 anos, gestantes, portadores de doenças respiratórias e crônicas e usuários de medicamentos imunossupressores;
• Manutenção de pessoal do serviço médico competente munido de instrumento de Termômetro na porta da empresa para aferição de temperatura individual de todos os funcionários que ingressarem na sede da empresa;
• Manutenção de dispenser’s com álcool em gel na recepção e dispostos em todos os setores da empresa em quantidade ampla e suficiente para o uso de todos;
• Aumento do quadro de funcionários de serviços gerais para reforçar a higienização e limpeza;
• Adoção de protocolos de segurança para casos suspeitos ou confirmados de coronavírus – covid 19;
• Nova distribuição das posições de atendimento (mesa de trabalho) intercalando uma vazia para cada uma ocupada. Além disso, imediatamente atrás e na frente da posição ocupada haverá uma vazia para garantir um espaçamento mínimo entre os funcionários.

A empresa está em diálogo com a Vigilância Sanitária e órgãos competentes para apresentar o melhor plano de ações contingência que preserve a saúde das pessoas, que é o seu principal compromisso.

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