Ícone do site Gazeta do Cerrado

O cerrado pede socorro: Fogo se alastra no Sudeste do Tocantins e coloca em risco espécies nativas

Enquanto a chuva não chega na região sudeste do Estado do Tocantins sofre com as queimadas. Essa é a informação passada á Gazeta por moradores e leitores da região que nos mandaram imagens mostrando a situação absurda.

Brigadistas tentam apagar o fogo que se alastra na região há mais de semanas, ontem entre Porto Alegre e Almas teve bastante fogo onde toda vegetação foi queimada.

O fogo se alastrou na TO 040 no município de Porto Alegre do Tocantins queimando várias espécies nativas do cerrado entre elas o pequi com seus frutos tão esperados.

Os brigadistas e a defesa civil do município de Porto Alegre do Tocantins juntamente com os funcionários da fazenda Galiléia tentaram apagar o incêndio florestal mas devido ao clima seco e o Vento muito pouco foi feito. “Fizemos o que estava ao nosso alcance e até onde nossas forças deram”, diz a chefe do esquadrão da defesa civil do município de Porto Alegre.

IMG_8730

Publicidade

As pessoas precisam ter consciência de que colocando fogo estão destruindo o meio ambiente e o habitat dos animais incluindo sua casa seu alimento e seus filhotes e ainda atribuindo várias doenças respiratórias com a fumaça e a furigem das cinzas.

(Texto e informações Diane Rodrigues)

Sair da versão mobile