Ícone do site Gazeta do Cerrado

O dilema da oposição: afunilar candidaturas; Palmas tem tradição de multicandidatos nas majoritárias

Arte - Gazeta do Cerrado

Maju Cotrim

Em Palmas na corrida eleitoral deste ano são pelo menos 14 nomes colocados como pré candidatos para a prefeitura.

Meados de agosto e até o momento apenas uma pessoa que tinha colocado a pré candidatura, o Delegado Hudson desistiu.

Os demais mantém o propósito de disputar e apenas aos “45 do segundo tempo” nas últimas horas das convenções as alianças devem de fato ser formadas para diminuir o número de candidatos.

O momento de todos por enquanto é de lutarem pelas melhores condições de conseguirem apoios e disputarem. Conversas paralelas e encontros existem por telefone ou diariamente mas nenhuma sinalização de composição até o momento.

Agosto é o mês da luta pela consolidação das pré candidaturas. E o dilema: todos querem ser apoiados mas quem está disposto a apoiar? A cartada da oposição defende dessa estratégia para o pleito de novembro.

Lembrando que a disputa tem, por exemplo. três deputados federais como pré-candidatos, Vicentinho Junior do PL, Eli Borges do SD é Osires Damaso do PSC além de dois estaduais Vanda Monteiro do PSL e Junior Geo do Pros.

Últimas eleições

Nas últimas duas eleições na capital foram seis ou mais candidatos porém com polarização forte entre dois. Este ano a grande surpresa esperada é para saber se este número será maior ou menor.

Em 2016 disputaram Sargento Aragao, Cassius Assunção, Zé Roberto, Carlos Amastha, Raul Filho é Claudia Lelis.

Em 2012 disputaram Aberlado Gomes, Adail Carvalho, Carlos Amastha, Fábio Ribeiro, Luana Ribeiro, Luciano Teixeira e Marcelo Lelis.

Sair da versão mobile