Ícone do site Gazeta do Cerrado

“O Estado não pode mais errar”, diz governador de volta ao Palácio; Andrade faz balanço

Foto: Aldemar Ribeiro

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, reassumiu na manhã desta quarta-feira, 25, o comando do Executivo Estadual, que desde o último dia 18, vinha sendo exercido pelo deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO), Antonio Andrade. Na ocasião, ele agradeceu e parabenizou o parlamentar pelo trabalho realizado nesses dias e por ter dado continuidade às ações da Gestão.

“O nosso projeto é fazer com que esse Estado seja diferente e que as decisões sejam tomadas em parceria. É um cuidado grande que devemos ter, caminhar firmes e unidos. O Estado não pode mais errar. Não pode cada um puxar para um lado. Sou um Governador municipalista e você entendeu bem isso e deu continuidade”, destacou o governador Carlesse.

O Governador ressaltou ainda que ações da Gestão visam um planejamento em longo prazo. “O que tinha que ser feito, foi feito e agora estamos colhendo frutos. Saímos de uma situação bem difícil, colocamos nessa posição de equilíbrio e vamos entregar esse Estado bem redondinho para o próximo gestor. Todas as áreas estão sendo beneficiadas e em todos os municípios. Estamos planejando o Estado para 30 anos com respeito ao cidadão e ao dinheiro público”, garantiu.

Leia também – Carlesse volta e vai passar comando ao presidente do TJ

Presente ao evento, o vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacou a união entre os poderes. “Estamos aqui representando a todos. Quando o Governador oportuniza que a Assembleia possa governar, estamos dando oportunidade para o povo. Essa boa relação é importantíssima para o Tocantins e os seus cidadãos”, frisou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade, acompanhado de sua esposa, Virgínia Andrade, destacou que o desejo de todo agente público é um dia governar o seu Estado e que esse sonho ele pôde realizar nesse breve período de tempo. “É muito gratificante, fiquei muito feliz e honrado. Procuramos fazer o melhor para representar o povo do Estado do Tocantins. Tive a oportunidade de dar posse a novos procuradores, entregar veículos, visitar vários municípios e as obras da nova ponte de Porto Nacional. Vi o tanto que aquela obra está adiantada e que, a partir de 20 de dezembro, já vão começar a fazer os pilares dentro da água. Então é uma passagem curta pelo Governo, mas que marcou a minha vida”, ressaltou, informando que entrará de licença médica nesta semana para fazer uma cirurgia.

Também participaram da cerimônia o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Severiano Costandrade; os deputados estaduais Eduardo do Dertins, Cleiton Cardoso, Amélio Cayres, Valderez Castelo Branco; e os secretários de Estado, Sandro Armando (Fazenda e Planejamento), Rolf Vidal (Casa Civil), Cristiano Sampaio (Segurança Pública), Heber Fidelis (Cidadania e Justiça), e José Humberto Marquez (Assuntos Parlamentares).

Balanço das ações

Ao ocupar o posto mais alto, o então governador em exercício, deputado Antonio Andrade, mostrou a unidade entre o Governo do Tocantins e o Legislativo, mantendo o caráter municipalista da Gestão. Visitou municípios de várias regiões do Tocantins, conversou com prefeitos recém-eleitos e também os recebeu no Palácio Araguaia.

Já como governador, o primeiro ato, ainda na manhã do dia 18 de novembro, foi participar do encerramento dos trabalhos do Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas, que, com ações de prevenção, fiscalização e combate aos incêndios, realizado de janeiro a 25 de outubro deste ano, resultou na redução de cerca de 12% no número de focos de calor. Na ocasião, entregou oito novas caminhonetes para composição da frota do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) que serão destinados às regionais de Araguaína, Gurupi e também para a sede do órgão, localizada em Palmas.

No segundo dia, visitou Museu Histórico do Tocantins (Palacinho) onde participou da abertura oficial da exposição permanente “Siqueira Campos, um estadista do setentrião goiano ao Tocantins”. A exposição é composta por 24 painéis e também por objetos doados pelo homenageado, o ex-governador Siqueira Campos.

Na sexta-feira, 20, antes de embarcar para uma jornada de visitas a municípios do interior do Estado, o governador em exercício deu posse a seis novos procuradores que passaram a integrar os quadros da Procuradoria-Geral do Estado do Tocantins (PGE).

No interior, iniciou as visitas aos prefeitos eleitos, pela região sudeste do Tocantins, passando por Paranã e Chapada da Natividade, onde se reuniu com os prefeitos eleitos Fábio da Farmácia (Paranã), Edmar da Construção (São Salvador), Élio Dionízio (Chapada da Natividade) e o vice-prefeito de Natividade, Felipe Ferreira.

No sábado, 21, passou por Lagoa da Confusão, onde se reuniu com o prefeito eleito, Thiago Soares Carlos e o vice Salustiano Barros (Salu); seguiu para Formoso do Araguaia, onde participou de uma comemoração com a comunidade local e o mais jovem prefeito eleito do Tocantins, Heno Rodrigues. Já no domingo, 22, o compromisso foi em Sítio Novo, onde foi recepcionado pelo deputado Jair Farias e pelo prefeito reeleito, Alexandre Farias.

De volta à Capital, na segunda, 23, fez questão de receber, individualmente, 21 novos prefeitos que assumem as gestões municipais a partir de 1° de janeiro de 2021. Aos eleitos, Antonio Andrade reforçou a importância das parcerias estabelecidas entre o Governo Estadual e as gestões municipais, para que a população seja beneficiada de forma mais eficaz.

No último dia à frente do Governo do Estado, o governador em exercício realizou uma vistoria às obras da ponte sobre o Rio Tocantins, que está sendo construída em Porto Nacional, que constitui o principal elo entre Porto Nacional e a BR-153.

Fonte: Secom TO

Sair da versão mobile