Maria José Cotrim
No reino dos bastidores da disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Tocantins o momento é de intensas conversas porém alguns detalhes são observados.
Começamos pelo “irredutível” que seria o deputado Vilmar Oliveira, já anunciado como candidato na disputa. Aliados dele afirmam que ele não demonstraria disposição de abrir mão de disputar caso algum colega de seu grupo consiga mais votos. Isso estaria deixando o grupo de “cabelo em pé”.
Alem dele é preciso avaliar que existem o grupo das figuras soltas (dos deputados que não estão integrados em nenhum deles nem por dentro das articulações…) E os cativos (aqueles que com certeza absoluta votarao no Candidato que o Palácio escolher). Neste último grupo inclui-se aí a deputada Amalia Santana que ja é tida como a mais nova aliada da atual gestão.
Dentre os novatos ainda não há uma preferência específica de nome mas todos que irão assumir já foram procurados pelos pretensos Candidatos.
A atual presidente Luana Ribeiro comenta pouco sobre o assunto mas já iniciou as conversas na busca pela reeleição e não pode ser subestimada neste processo. Em eventos públicos Carlesse não poupa elogios à aliada.
A eleição ainda é dia dois de fevereiro mas nesta disputa de uma das cadeiras mais buscadas do Estado, de onde pelo menos três presidentes já viraram governadores, muita água ainda passará por esta ponte.