Maju Cotrim
No Tocantins vários gestores que buscaram reeleição não conseguiram êxito nas urnas.
Em Porto Nacional Joaquim Maia do MDB ficou em terceiro lugar. Em Araguatins Cláudio Santana também não conseguiu se eleger. Em Colinas, Adriano Rabelo do MDB também não se reelegeu.
Em Natividade, a prefeita Martinha perdeu também a chance de ter um novo mandato assim como Jose Augusto (Democratas) de Peixe e Fabrício Viana em Paranã.
Em Taguatinga, importante cidade do Sudeste não teve reeleição de Miranda Taguatinga assim como em Arraias Wagner Gentil o Democrata Wagner Gentil também encerrará o mandato.
Dados da ATM
A ATM repassou à Gazeta um balanço dos dados das reeleições. Veja abaixo a íntegra do balanço encaminhado pela assessoria:
A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) promoveu um levantamento sobre as Eleições Municipais 2020 nos 139 Municípios do Estado. No estudo, a ATM aponta renovação em 89 Municípios, enquanto que em 50 cidades foram consagrados prefeitos reeleitos. Ainda segundo a entidade municipalista, 20 Municípios elegem mulheres e cinco tiveram disputa acirrada em número de votos, com diferença pequena.
A entidade havia observado anteriormente que 107 prefeitos estavam aptos a se reelegerem, contudo, 21 desistiram de continuar à frente de seus respectivos municípios. Dos 86 que foram para à reeleição, 50 mantiveram a confiança da maioria do eleitorado e continuarão administrando o município no mandato 2021/2024.
Maioria dos reeleitos fazem sucessor
Dos 32 prefeitos que estão atualmente reeleitos, 20 conseguiram fazer sucessor. Por outro lado, dos 21 prefeitos que desistiram de ir a reeleição apenas 08 conseguiram fazer sucessor.
Mulheres eleitas
Vinte municípios serão governados por mulheres, o que representa um percentual de 14% do total de Municípios. O número é menor quando comparado com as eleições de 2016, quando foram eleitas 24 prefeitas, ou 17% do total de Municípios.
Leia também – Saiba quem são as 20 gestoras eleitas
Disputa acirrada
Dentre os dados em destaque estão a disputa acirrada em cinco municípios, onde as eleições fora decidas com uma diferença pequena de votos: Lizarda (10 votos), Luzinópolis (13 votos), Santa Rita do Tocantins (14 votos), Pindorama (17 votos) e Jaú do Tocantins (17 votos).
Por fim, o presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, comenta os dados. “Requer uma análise mais minuciosa para entender porque determinado prefeito conseguiu em detrimento a outro. Alguns municípios não tem a cultura da reeleição, outros os gestores alcançaram a confiança dos eleitores e se mantiveram. Vamos trabalhar agora para auxiliar os 139 prefeitos no fechamento do mandato e nos colocamos à disposição dos prefeitos eleitos ao processo de transição”, finaliza Mariano.
A ATM promove dias 19 e 20 de novembro o Seminário Técnico sobre Final de Mandato, em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Clique aqui para saber mais detalhes do evento e como participar.
Veja os partidos que elegeram prefeitos no TO: