Ícone do site Gazeta do Cerrado

Obra de Creche que ficou parada há 12 anos em Santa Rosa está em fase final e será entregue em breve para a população

Obra parada há 12 anos será entregue após orientação técnica da 5ª Diretoria de Controle Externo e da 5ª Relatoria

 

 

A prefeitura de Santa Rosa está prestes a inaugurar a Creche Tipo B, uma obra essencial para a comunidade local, retomada após a orientação técnica da 5ª Diretoria de Controle Externo (DICE) do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO), em colaboração com a 5ª Relatoria, que tem como titular a conselheira Doris de Miranda Coutinho. A obra deve ser entregue ainda neste semestre, segundo a gestão.

Segundo o diretor da 5ª DICE, Flávio Brito Teixeira, esse suporte técnico foi fundamental para que a prefeitura mobilizasse os recursos necessários à conclusão da creche, alinhando-se à política do TCETO de fomentar a educação na primeira infância. A obra estava paralisada desde 2012.

As novas instalações contam com salas de aula modernas, áreas de recreação e espaços administrativos, todos projetados para garantir segurança e oferecer um ambiente adequado ao desenvolvimento infantil.

Durante uma visita técnica realizada em 18 de dezembro de 2024 (confira as fotos abaixo), o servidor da 5ª DICE Célio Coelho constatou que a obra está em fase final de conclusão. A administração da creche ficará sob responsabilidade do município de Santa Rosa, que espera atender centenas de crianças, reduzindo a demanda reprimida por educação infantil de qualidade na região.

Segundo o prefeito Levi Teixeira, a creche estará disponível para a população em março deste ano. “A conclusão bem-sucedida desse projeto evidencia o impacto positivo da orientação técnica e da parceria entre o TCETO e a administração municipal na superação de desafios relacionados a obras públicas paralisadas”, destacou o prefeito.

Esse modelo de orientação técnica segue o exemplo da recente conclusão da Escola Rural em Arraias, também apoiada pela 5ª DICE e pela 5ª Relatoria. Ambas as iniciativas destacam como a intervenção estratégica pode transformar a realidade educacional e social das comunidades tocantinenses.

Para mais informações sobre a Escola Rural em Arraias, clique AQUI e confira o comparativo de fotos de antes e depois.

A retomada das obras pelo prefeito Lei foi possível com recurso próprio da gestão e transferências especiais do senador Eduardo Gomes no valor R$ 500 mil e do deputado Vicentinho Júnior no valor R$ 900 mil.

A senadora Professora Dorinha visitou a obra em dezembro e se comprometeu a também destinou recursos.

Sair da versão mobile