Ícone do site Gazeta do Cerrado

Obras entre Guaraí e Tabocão causam filas quilométricas e horas de espera na BR-153

Veículos pesados aguardam para passar por desvio na BR-153 — Foto –  TV Anhanguera/Divulgação

Os motoristas que precisam passar por trecho da BR-153 entre os municípios de Guaraí e Tabocão, na região centro-norte do estado, continuam tendo problemas com as filas que se formam no local com obras. Nesta quinta-feira (1º), o movimento se concentrou nos dois sentidos da rodovia.

As obras de construção de um novo bueiro no km 371, no córrego Bacaba, começaram na sexta-feira (25). Desde então, há relatos de que os condutores estão enfrentando espera que chega até cinco horas para passar por um trecho que geralmente é feito em 20 minutos.

O leito do córrego teve que ser desviado e o trânsito agora está no sistema pare e siga, o que tem causado filas quilométricas nos dois sentidos.

O bueiro metálico que estava no local não aguentou a intensidade das chuvas e está sendo substituído por uma estrutura de concreto de 31 metros de extensão.

Controle do tráfego

Enquanto o trecho estiver intenso, com filas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai fazer o controle do tráfego, para evitar acidentes. Somente veículos de emergência têm prioridade para ultrapassar a fila.

“A gente sabe que é um transtorno, porém eles têm que ter muita sabedoria, calma e paciência e deixar a pista livre para que os veículos de emergência possam passar”, explicou o inspetor chefe da PRF em Guaraí Jorge Ricardo.

O engenheiro Domingos Lustosa, responsável pela obra, informou que a previsão é que os reparos só terminem no início de 2023. “Você concreta e tem que dar o tempo de 14 dias de cura dele”, explicou.

Esta não é a primeira vez que o bueiro do córrego Bacaba tem problemas. O trecho precisou ser interditado em 1993 após um rompimento. Com a galeria de concreto, o problema deve ser resolvido definitivamente.

Fonte – g1 to

Sair da versão mobile