Ícone do site Gazeta do Cerrado

Ocorre nesta sexta-feira Workshop sobre sistema de biodigestão para geração de energia

BIODIGESTOR Granja Palmeiras - foto Arquivo Seagro

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) realizam o “I Workshop sobre “Sistemas de Biodigestão para Geração de Energia através da Utilização de Dejetos Bovino”. O evento ocorre nesta sexta-feira, 28, das 8h às 11h30m, no auditório do Sebrae Tocantins, em Palmas.  O Workshop gratuito é direcionado a produtores, técnicos, acadêmicos de cursos do meio ambiente, agropecuário e mestrandos do curso de agroenergia.

Na ocasião serão ministradas palestras voltadas para políticas públicas sobre tratamento de efluentes; biodigestor: transformando passivo ambiental em ativo financeiro; uso do biofertilizante na Integração Lavoura/Pecuária e, por último será apresentado caso de sucesso, ou seja, projetos que já estão funcionando no Tocantins.

Para o Tecnólogo em Sistemas Elétricos da Seagro, Reginaldo Novais, além dos benefícios à natureza, os biodigestores produzem biogás e biofertilizante, o que permite a redução dos custos com energia e uma adubação orgânica nas propriedades rurais. “Sem contar que o sistema evita a contaminação do solo e água uma vez que estes dejetos deixariam de ser lançados diretamente, sem tratamento algum, nas nascentes dos rios e córregos”, argumentou.

Linha de crédito

Atualmente existe a linha de crédito Pronaf Eco, um programa do Governo Federal para financiar investimentos destinados à implantação de tecnologias de energia renovável, como biodigestor, principalmente, para agricultura familiar.

Publicidade

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas no local do evento ou no link.

Participam também do evento representantes da Agricultura de Baixo Carbono (ABC-TO), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e as empresas Recolast Ambiental e Agrivita.

 

 

Fonte: Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

Sair da versão mobile