Ícone do site Gazeta do Cerrado

Oito agências da Caixa abrirão aos sábados para informar sobre FGTS

Caixa foi notificada por tentar fazer venda casada - Divulgação

Oito agências da Caixa Econômica Federal vão abrir no próximo sábado (18) para tirar dúvidas dos trabalhadores do Tocantins sobre o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). São quatro em Palmas, duas em Gurupi, uma em Araguaína e outra em Guaraí. O calendário de saques foi divulgado nesta terça-feira (14).

Abertura de agências aos sábados Dia
Fevereiro 18
Março 11
Maio 13
Junho 17
Julho 18

O horário de atendimento será das 9h às 15h. Conforme o banco, as agências serão abertas no primeiro sábado após o início do cronograma mensal de pagamento, exceto em abril.

Além disso, as agências de todo o Brasil abrirão duas horas mais cedo para atender quem tiver direito a sacar FGTS, entre quarta-feira (15) e sexta-feira (17).

No Tocantins, 132 mil trabalhadores vão poder sacar FGTS em 138 mil contas que estão inativas. O período para a retirada do dinheiro começa no dia 10 de março. Ao todo, devem ser retirados R$ 107 milhões, dinheiro que pode movimentar a economia do estado.

Calendário de saques
Os saques, por sua vez, começam no dia 10 de março, para nascidos em janeiro e fevereiro. Pessoas nascidas em março, abril e maio poderão sacar em abril. Quem faz aniversário em junho, julho e agosto, poderá sacar em maio. Nascidos em setembro, outubro e novembro poderão fazer o saque em junho. Em julho, deverão sacar os nascidos em dezembro.

Publicidade

Tem direito a sacar o dinheiro do FGTS quem tem saldo em uma conta inativa até 31 de dezembro de 2015. São mais de 10 milhões de pessoas, segundo cálculos do governo. Uma conta fica inativa quando deixa de receber depósitos da empresa devido à extinção ou rescisão do contrato de trabalho.

O trabalhador deve estar afastado do emprego pelo menos desde o fim de 2015. No entanto, não é possível sacar o FGTS de uma conta ativa, ou seja, que ainda receba depósitos pelo empregador atual. Veja aqui o tira-dúvidas sobre quem tem direito a sacar.

De acordo com o Ministério do Trabalho, atualmente existem 18,6 milhões de contas inativas há pouco mais de um ano, onde estão depositados cerca de R$ 41 bilhões. A maior parte dessas contas tem saldo de menos de um salário mínimo, segundo o governo federal.

Como consultar o saldo
O trabalhador pode consultar o saldo pelo site da Caixa ou do próprio FGTS e através de aplicativo para smartphones e tablets (com versão para Android, iOS e Windows). É possível ainda fazer um cadastro para receber informações do FGTS por mensagens no celular ou por e-mail.

No aplicativo, é preciso informar o número do NIS e a senha criada para o acesso pela internet. Se ainda não tiver senha, é preciso clicar em “Primeiro Acesso”. Veja o passo a passo para consultar o saldo pelo celular.

No site da Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador. É possível usar ainda a senha do Cartão Cidadão. A página oferece a opção de recuperar a senha, mas é preciso informar o NIS. O serviço mostra dados cadastrais e lançamentos feitos na conta nos últimos seis meses.

O beneficiário pode ainda consultar seu extrato do FGTS presencialmente no balcão de atendimento de agências da Caixa. Também é possível ir a um posto de atendimento e fazer a consulta utilizando o Cartão Cidadão, desde que tenha em mãos a senha. Em caso de problema com essa senha, o trabalhador precisa comparecer a uma agência da Caixa para regularizá-la.

Fonte: G1 Tocantins

Sair da versão mobile