Ícone do site Gazeta do Cerrado

Oito dicas para ajudar a lidar com o estresse das festas de fim de ano

Foto: Divulgação

Entre participar de festas de fim de ano, comprar presentes, viajar e lidar com a pressão da família, a “época mais maravilhosa do ano” pode realmente ser um mês difícil e um gatilho de ansiedade para muitos.

De fato, 62% das pessoas dizem que as férias são “muito” ou “um pouco” estressantes para eles, de acordo com uma pesquisa da Healthline de 2015.

Pedimos aos terapeutas que compartilhassem os conselhos que eles dariam a qualquer um que se sentisse impressionado com toda a confusão do fim do ano e quais são as coisas simples que eles podem tentar para tornar a temporada mais agradável.

1. Primeiro, defina suas prioridades

Quando você está enterrado sob o estresse do fim do ano, as festas, confraternizações e outras tradições que você esperava ansiosamente podem começar a encher o saco. Reserve um momento para avaliar quais atividades na sua lista de tarefas você está realizando apenas porque acha que deveria e aquelas que você realmente deseja cumprir. 

“Por exemplo, ‘eu deveria levar meus filhos para ver as luzes de Natal’ ou ‘eu deveria fazer biscoitos caseiros para os vizinhos’”, disse ao HuffPost Zainab Delawalla, psicólogo clínico em Decatur, Geórgia.

Publicidade

Em seguida, substitua os “deveres” por “desejos”, como: “Quero assistir filmes  e beber chocolate quente com as crianças”.

″É muito mais fácil encontrar a motivação para fazer as coisas que você quer fazer do que as coisas que deve fazer”, acrescentou Delawalla.

2. Peça ajuda para as tarefas difíceis na sua lista 

“Algumas tarefas comuns podem ser gatilhos ou estressantes”, disse a terapeuta Anna Poss. “Decorar a árvore de Natal pela primeira vez após a perda de um ente querido, comprar presentes nas lojas se você tiver ansiedade social ou participar de eventos lotados são coisas que eu frequentemente discuto com os pacientes.”

Você pode tornar essas atividades mais gerenciáveis, pedindo a um ente querido de confiança – um parceiro, amigo íntimo ou membro da família – para se juntar a você. A presença deles pode fazer você se sentir mais confortável, disse Poss.

3. Faça uma pausa nas mídias sociais

Quando você está estressado ou ansioso, ficar no Instagram pode fornecer uma distração bem-vinda. Mas com muita frequência, uma rolada no feed das mídias sociais faz com que você se sinta pior, especialmente quando você começa a fazer comparações.

“As fotos de seus amigos, cheias de perfeição e alegria nas férias, podem realmente doer quando você não está se sentindo muito bem com o período”, disse Nicole O-Pries, terapeuta. “Afaste-se do telefone ou, melhor ainda, exclua temporariamente seu aplicativo”

4. Ouça músicas relaxantes

Músicas otimistas, como Mariah Carey ou Paul McCartney, podem não chegar te ajudar quando você se sente super cansado. Em vez disso, monte uma lista de músicas que você pode ouvir quando precisar relaxar.

“A música nos ajuda a focar e pode ter um tremendo impacto no nosso humor”, disse Poss. “Faça uma pausa e desligue um pouco da agitação da temporada.”

5. Lembre-se de respirar fundo

Preste atenção aos seus padrões de respiração quando estiver ansioso ou sobrecarregado. Em vez de lenta e profunda, suas respirações provavelmente são rápidas e superficiais, o que apenas perpetua o ciclo de estresse no corpo.

“Isso parece simples demais, mas encontrar uma maneira de focar na respiração é uma das maneiras mais fáceis e eficazes de lidar com o estresse no momento”, disse O-Pries.

6. Faça uma caminhada

Sair, mesmo que brevemente, para uma dose saudável de ar fresco pode fazer maravilhas. Dê um passeio pelo quarteirão sozinho ou convide um parente, sugeriu O-Pries.

“Para muitos, passar férias com a família pode encher nossas mentes e corpos de ansiedade”, disse ela. “Em vez de apenas insistir até que o evento termine, considere o que você pode fazer no momento para se sentir melhor.”

7. Tente alguns exercícios simples de aterramento

Quando você é pego no meio da crise de ansiedade em sua cabeça, as técnicas de ancoragem podem acalmar e trazer você de volta ao seu corpo, ao seu redor e ao momento presente.

Você pode adaptar alguns exercícios comuns de aterramento para se adequar à temporada de festas, disse Poss.

“Por exemplo, conte quantos tipos diferentes de decorações ou luzes você vê enquanto caminha para o trabalho”, disse ela. “Cite o máximo de filmes de férias que puder, sem parar. Respire fundo e saboreie o perfume de uma vela perfumada de férias.”

8. Reserve um tempo para si mesmo

Para muitas pessoas, a temporada de férias significa passar tempo com amigos e familiares que nem sempre eles podem ver. Embora essa possa ser uma excelente oportunidade para se conectar com seus entes queridos, também pode ser difícil encontrar tempo para ficar sozinho e recarregar a bateria.

“Enquanto você se diverte com a ‘união’ das festas de fim de ano, lembre-se de que é tão importante reservar um tempo para si mesmo”, disse Delawalla.

Isso pode significar meditar antes que todos estejam acordados, ir a uma aula de ginástica ou apenas dizer “não” a determinados convites para preservar sua energia.

Fonte: Huffpost

Sair da versão mobile