Ícone do site Gazeta do Cerrado

Olyntho defende expansão da Unitins, conclusão do HGA e instalação de hospitais veterinários públicos

O deputado Olyntho Neto (Republicanos) apresentou várias emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o exercício financeiro de 2024. O objetivo, segundo o parlamentar, é aperfeiçoar o texto, a fim de que ele contemple, de forma plena, as demandas do povo tocantinense. “A LDO é a lei que norteia a construção do orçamento anual, então, após dialogar com prefeitos, vereadores, lideranças e a comunidade, eu apresentei 12 emendas, que, juntamente com o projeto original, serão analisadas e discutidas na Comissão de Finanças da Assembleia”, explicou.

Olyntho sugeriu a inclusão na LDO 2024 de obras fundamentais para o estado como a expansão da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), com a implantação de um Câmpus em Araguaína. “Apesar de ser um dos polos universitários do Tocantins, Araguaína não conta, desde o ano 2000, com um Câmpus da Unitins. Eu entendo que isso precisa mudar, uma vez que existe uma demanda local muito grande por cursos de graduação gratuitos e o retorno da instituição pode suprir essa necessidade, ampliando o acesso gratuito dos estudantes ao Ensino Superior”, argumentou.

O deputado também propôs que a LDO contemple como prioridade a conclusão da obra do Hospital Geral de Araguaína (HGA). “A construção do HGA foi iniciada em fevereiro de 2021 e, segundo o último balanço, ela está 60% concluída. É, sem dúvida, uma das obras mais importantes para a saúde pública no Tocantins e, por isso, é necessário ter uma atenção especial para ela, com a garantia de que haverá o direcionamento de recursos para a sua conclusão. Quando pronto, o hospital contará com 400 leitos, tornando-se referência para casos de alta complexidade na região norte do Tocantins”, frisou.

Outra proposta que o parlamentar defende que conste da LDO é a instalação de hospitais veterinários públicos nas maiores cidades do Tocantins. “A gente sabe que a saúde dos animais reflete diretamente na saúde da população, ou seja, cuidar dos pets também é cuidar da gente. Contudo, hoje, infelizmente, o estado não possui nenhum hospital veterinário público. Ou seja, se o cão ou gato de uma pessoa adoecer e ela não tiver condições de pagar uma clínica particular, provavelmente o animal de estimação irá morrer. A ideia é que, num primeiro momento, sejam criadas unidades voltadas para a saúde animal nas cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi, disponibilizando gratuitamente desde consultas até procedimentos cirúrgicos”, destacou Olyntho.

Publicidade

Outras emendas

Olyntho solicitou ainda que seja acrescentado, por meio de emendas, ao texto da LDO 2024 outras obras, entre elas a ampliação do Hospital Regional de Guaraí (HRG); a reforma de ginásios poliesportivos em Araguaína e Pedro Afonso; a criação de um Centro de Assistência Especializada em Saúde da Mulher, em Araguaína; a implantação do primeiro museu de Araguaína; a duplicação da TO-222, entre o distrito de Novo Horizonte e Araguaína; e a pavimentação asfáltica da TO-423, entre a cidade de Araguaína e o povoado Mato Verde, em Babaçulândia, e do trecho da TO-130 que liga o povoado Morro Grande à cidade de Barra do Ouro.

***
Texto: Ascom/Olyntho
Imagem: Isis Oliveira/Dicom Aleto

Sair da versão mobile