Ícone do site Gazeta do Cerrado

Onze novos leitos de estabilização na UPA Sul começam a funcionar nesta terça-feira, 9, diz prefeitura

A Prefeitura de Palmas anunciou para esta terça-feira, 9, a entrega de mais 11 leitos de estabilização na UPA Sul. E dentro de 15 dias, outros 22 serão instalados. Somados aos sete leitos já em operação, passarão a ser 40 novos leitos nesta unidade de saúde, para dar suporte aos pacientes com Covid-19.

O atendimento de urgência e emergência da UPA Sul será transferido para a Unidade de Saúde da Família José Hermes, no Lago Sul, a fim de que esta possa atender somente pacientes com suspeita ou contaminação pelo novo coronavírus, como já é hoje na UPA Norte. O atendimento da UFS será transferido para um imóvel requisitado, localizado em frente, cujas obras de adaptação estão em fase de conclusão.

 

O Município de Palmas dispõe hoje de 41 leitos de estabilização, sendo 34 na UPA Norte e sete na UPA Sul, preparados para manter os pacientes estáveis até que surjam vagas nas UTIs para os casos necessários. Com a implantação de mais 40 leitos, o Município passará a ofertar 81 leitos de estabilização, todos com oxigênio produzido pelas duas usinas instaladas nas UPAs, contratadas pela Prefeitura.

 

Nas UPAs são mantidas equipes completas com médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros e técnicos, preparadas para monitorar e dar todo suporte necessário ao paciente 24 horas por dia.

 

UTI

 

A Prefeitura de Palmas também diz ter contratado mais 10 leitos de UTI na rede privada, dos quais cinco estão previstos para serem entregues nesta terça, e os cinco restantes até o próximo sábado. Com isso, chega a 20 o número de leitos de UTI ofertados pelo Município.

Sair da versão mobile