Com intuito de conscientizar as pessoas para uma comemoração saudável e segura durante o Réveillon 2019 na Praia da Graciosa, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) lança nas redes sociais a Operação Virada Segura: Pra todo mundo celebrar em segurança. A ação visa à redução dos números de acidentes e mortes no trânsito, uma vez que, durante as comemorações de final de ano, o alto consumo de álcool aliado à direção são preocupantes.
“É importante trabalhar com as pessoas por meio da conscientização, principalmente nas redes sociais, para que no dia da festa elas estejam preocupadas com a questão da bebida e direção que atualmente é a combinação que mais causa acidentes no trânsito da nossa cidade”, destacou a gerente de Fiscalização de Trânsito e Transportes, Glauce Kelly de Souza, acresentando que a Operação Virada Segura é uma preparação para que essas pessoas tenham ciência de seus atos, e “de que elas são as únicas responsáveis caso algo aconteça no trânsito”.
A gerente destaca ainda que o trabalho de conscientização ocorrerá também no dia do evento, com a realização de uma blitz educativa, que promoverá a conscientização de forma lúdica com os personagens Morte e Anjo, para alertar e orientar os condutores sobre os riscos que o ato de beber e dirigir pode trazer para a vida do próprio condutor e também de terceiros.
E reforça que as ações realizadas no dia 3, último dia do ano, não irão perdoar os condutores que ingerem bebidas alcoólicas e não respeitam as normas de segurança do Código Brasileiro de Trânsito (CBT). “Aqueles condutores que forem flagrados dirigindo sob efeito de álcool, sofrerão as sanções administrativas, e em caso de enquadramento em crime de trânsito, responderão na esfera penal”, finaliza a gerente.
Interdição das vias na Praia da Graciosa
Para a melhor organização e fluidez do trânsito nas proximidades da Praia da Graciosa durante a realização do Réveillon 2019, a Sesmu alerta que os condutores e pedestres devem ficar atentos por conta das interdições que serão realizadas nas proximidades das vias que dão acesso ao local do evento.
Segundo a Sesmu, a interdição começa a partir das 16 horas, nos cruzamentos que dão acesso a Avenida Orla, próximo a Alameda 02, com as Alamedas 04, 06, 08, 10 e LO 03 sentido Leste/Oeste. Já na Avenida Orla haverá interdição total da Alameda 04 até a Avenida LO 03.