Ícone do site Gazeta do Cerrado

Operação Balada Segura visa coibir motoristas que insistem em dirigir alcoolizados

(Divulgação)

Para manter as vias seguras e para que todos possam aproveitar as atrações do 26º Arraiá da Capital e de outros eventos que acontecem neste fim de semana em Palmas, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) promove mais uma operação Balada Segura. O objetivo das fiscalizações, que já vêm sendo realizadas em todos os finais de semana, é flagrar motoristas que insistem em dirigir alcoolizados.

Para a gerente de Fiscalização no Trânsito, Glauce Kelly de Souza, é importante reforçar a necessidade de cautela dos motoristas. A sugestão é que, caso o condutor for beber, saia de casa de táxi, carona, de ônibus ou use o amigo da vez, pois caso seja parado na blitz e fizer o teste de bafômetro e o resultado for até 0,04 miligramas de álcool por litro de ar expelido (mg/l), ele é liberado, mas acima desse patamar e até 0,33 mg/l, o condutor é multado em R$ 2.934,70 e tem o direito de dirigir suspenso por um ano. Se o teste der acima de 0,33 mg/l, o motorista recebe as punições anteriores e ainda é processado criminalmente. Portanto a orientação da gerente é “se beber, não dirija”.

Balada Segura

O Balada Segura é um programa de educação e fiscalização que tem como foco um dos principais fatores de risco para acidentes de trânsito: dirigir sob o efeito de álcool. Sua especificidade é fazer o teste do etilômetro em todos os motoristas abordados na blitz, além de verificar documentação e equipamentos de segurança.

Coordenado pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, o programa é desenvolvido pelos agentes de trânsito da Capital e parceiros. A operação que já está há quatro meses na Capital  vem com a proposta de conter a violência no trânsito.

Sair da versão mobile