Operação Canguçu – Foto – Polícia Militar do Tocantins/Divulgação
Lucas Eurilio, Gazeta do Cerrado
Um novo confronto entre as Forças de Segurança que atuam na Operação Canguçu, contra criminosos que atacaram uma empresa de transporte de valores e um Batalhão da Polícia Militar em Confresa (MT), foi registrado próximo de uma fazenda em Marianópolis, oeste do Tocantins.
Segundo a Polícia Militar (PM), um suspeito ficou ferido e foi levado com vida para uma unidade hospitalar, mas ele não resistiu aos ferimentos. O confronto aconteceu próximo da TO-080, na zona rural entre as cidades de Marianópolis e Caseara. (Veja nota no final da matéria).
Desde o início da operação no dia 10 de abril, dois suspeitos foram presos e oito morreram em confronto.
Ainda não se sabe até o momento quantos criminosos fazem parte do grupo que tocou o terror no Mato Grosso e fugiu para o Tocantins.
O cerco policial já é realizado há quase 20 dias e as ações da operação estão sendo realizadas com ajuda de helicóptero, embarcações em rios, cães. A Polícia Militar chegou a pedir que a população não ofereça ajuda aos criminosos e ajude na operação com informações que possam levar ao resto do bando.
Cronologia
Dia 10 de abril – Chegada dos criminosos pelos rios Javaés e Araguaia; e morte de um dos suspeitos em confronto;
Dia 11 de abril – Prisão de Paulo Sérgio Alberto;
Dia 12 de abril – Morte de Raul Yuri de Jesus Rodrigues em confronto;
Dia 18 de abril – Outras cinco mortes em novo confronto;
Dia 21 de abril – Prisão de um dos suspeitos dentro de um ônibus;
Dias 22 a 26 de abril – Continuam as buscas pelos criminosos;
Dia 27 de abril – Novo confronto e morte de outro suspeito.
Ataque à Confresa
O grupo do novo cangaço atacou no último dia 9/4/2023 uma empresa de transporte de valores durante uma tentativa de assalto e um batalhão da Polícia Militar do Mato Grosso, em Confresa.
Em seguida, o grupo fugiu para o Tocantins e chegou ao Estado através dos Rios Javaés e Araguaia, na região de Pium, no dia 10.
Desde então uma operação foi montada para encontrar os criminosos.
Nota na íntegra da PM
A Polícia Militar do Tocantins informa que no início da manhã desta quinta-feira, 27, ocorreu um novo confronto com os criminosos pertencentes à quadrilha que tentou assaltar a sede de uma empresa de transporte de valores em Confresa-MT, no dia 9 de abril de 2023. O confronto foi deflagrado nas proximidades da Rodovia TO-080, entre as cidades de Marianópolis e Caseara, pela Força Tática da Polícia Militar do Mato Grosso.
Um dos suspeitos de pertencer à quadrilha foi alvejado durante o confronto, sendo socorrido e encaminhado ao Hospital da cidade de Marianópolis, mas não resistiu. A equipe policial estava a pé, realizando averiguação em uma região de mata, onde suspeitos de integrar à quadrilha possivelmente estariam escondidos.
A Operação está em seu 18º dia. Neste período, dois indivíduos foram presos e sete vieram à óbito durante confronto com os policiais. A ação conta com o apoio da Polícia Civil do Tocantins, Polícia Federal e as Polícias do Mato Grosso, Goiás e Pará. A Operação Integrada de Busca e Captura continua, as equipes estão dispostas em locais estratégicos e realizam o cerco na zona rural da cidade de Pium e região.
A Polícia Militar do Tocantins mantém a orientação para que a população que reside no local evite, por enquanto, o deslocamento, sobretudo na Rodovia TO-080, TO-354 e vicinais adjacentes no raio de 50 km do entorno das instalações do Projeto Canguçu da Universidade Federal do Tocantins, no território do município de Pium.
POLÍCIA MILITAR DO TOCANTINS
Leia as matérias da Gazeta do Cerrado sobre a Operação Canguçu