Ícone do site Gazeta do Cerrado

Operação contra grilagem de terras tem três PMs do TO como alvos; Crimes de tortura e sequestro também são investigados

Operação foi deflagrada no TO e no GO – Foto – SSP-TO

Lucas Eurilio, Gazeta do Cerrado

Três policiais militares do Tocantins são alvos de uma operação contra a grilagem de terras. Cerca de 12 mandados judiciais estão sendo cumpridos no Estado e em Goiás.

A ação foi deflagrada nesta quinta-feira, 30, e aconteceu em conjunto com as Polícias Civil do Tocantins e do Estado de Goiás, através das Delegacias de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) do Tocantins, com apoio da Delegacia de Investigações Criminais de Goiânia (Deic).

Segundo a Polícia Civil, os mandados de prisão preventiva estão sendo cumpridos em Palmas, Porto Nacional, Lajeado e Goiânia (GO). Já os de buscas e apreensões nas mesmas cidades acima citadas e também em Rio da Conceição. Todos expedidos pela Vara Criminal de Dianópolis.

Publicidade

Ainda conforme a policia um quarto suspeito de participar do esquema é considerado foragido e estão à procura dele.

A Polícia explicou que a Operação Loteamento Geral investiga crimes de tortura, sequestro e cárcere privado, além de dano qualificado e associação criminosa, sendo todos relacionados com conflitos agrários em uma área de cerca de 3 mil hectares, na zona rural de Rio da Conceição, no sudeste do Tocantins.

As investigações apontaram que existem dois grupos disputando a área, sendo que cada um tinha uma sede no local.

O primeiro grupo se denominava Fazenda Conceição e o segundo Fazenda Lagoa Feia e em 13 de agosto de 2021, a sede da Conceição foi invadida por três homens que torturaram e sequestraram um funcionário da fazenda, além de danificarem um veículo. O carro usado no crime, assim como armas de fogo e celulares também foram apreendidos.

Por fim a Polícia informou que os criminosos estão sendo ouvidos e após os procedimentos, serão encaminhadas para unidades prisionais.

Entramos em contato com a Polícia Militar cobrando um posicionamento sobre o assunto.

Em nota a corporação disse que referente à prisão de três policiais militares, ocorrida na manhã desta quinta-feira (30), em Palmas, sob os quais pesa a suspeita de participação em grilagem de terras na região de Rio da Conceição-TO, a Polícia Militar esclarece que acompanha o caso e os três policiais encontram-se recolhidos, em Palmas, dispostos a colaborar com a justiça no que for necessário, para o esclarecimento da verdade real dos fatos.

Esclarecemos ainda que o Comando da Polícia Militar foi comunicado oficialmente sobre a denúncia e já adotou, por meio da Corregedoria-Geral, as medidas iniciais necessárias para instrução do processo administrativo para esclarecimento do caso, sob a ótica da legislação pertinente.

Sair da versão mobile