Foto – Polícia Civil do Tocantins
A Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por intermédio do Núcleo de Santa Rita do Tocantins e apoio da 72ª Delegacia do distrito de Luzimangues, efetuou nesta quinta-feira, 30, as prisões de dois indivíduos foragidos da justiça pela prática de crimes diversos.
As ações foram realizadas no município de Santa Rita do Tocantins e fazem parte da operação nacional, intitulada “Narco Brasil”, que é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e ocorreu em todas as unidades da federação. A referida ação tem por objetivo capturar foragidos da Justiça por tráfico de drogas e também identificar e prender traficantes, além de apreender substâncias entorpecentes em geral.
Coordenada pelo delegado-chefe da 72ª DP, Diogo Fonseca, a ação foi deflagrada no início da manhã quando os policiais civis foram até o Projeto de Assentamento São Judas, localizado na zona rural de Santa Rita, no sentido de efetuar as prisões de indivíduos foragidos da justiça e que estavam com mandados de prisões em aberto. Investigações da PC-TO apontaram que, no local, havia a incidência de prática de crimes, sobretudo, tráfico de drogas.
Durante a tarde, os trabalhos policiais foram concentrados na zona urbana de Santa Rita, quando os agentes realizaram várias incursões com o objetivo de identificar locais de maior incidência de prática de ilícitos.
Prisões
A operação Narco Brasil Tocantins resultou no cumprimento de dois mandados de prisão, sendo que a primeira ordem judicial culminou na prisão preventiva de um homem de 27 anos, que é foragido da Comarca de Rubiataba (GO). O segundo indivíduo, de 36 anos, foi capturado em cumprimento a mandado de prisão definitiva, oriundo da Comarca de Taguatinga (TO).
Após a realização dos procedimentos legais cabíveis, os dois homens presos foram encaminhados para a Unidade Penal de Porto Nacional, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.
Durante os trabalhos policiais, um homem que estava na residência de um dos presos, também foi detido com uma porção de drogas análoga a maconha. Diante dos fatos, ele também foi conduzido a Delegacia de Polícia Civil, onde a autoridade policial lavrou em seu desfavor um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por posse de drogas para consumo pessoal. Após a lavratura do termo, o homem foi liberado pela autoridade policial.
De acordo com o delegado responsável pela operação, Diogo Fonseca, a ação foi muito exitosa, uma vez que dois foragidos da justiça foram retirados de circulação, trazendo mais paz e tranquilidade à população. “São resultados como os alcançados hoje que dão sensação de segurança para a população e reafirmam a presença forte da Polícia Civil na sociedade tocantinense, objetivo da instituição”, disse o delegado, agradecendo e parabenizando a todos os policiais civis que participaram da operação.
Narco Brasil
A operação Narco Brasil é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública e tem por objetivo combater os crimes de tráfico de drogas, localizar foragidos da Justiça por tráfico e também apreender substâncias entorpecentes em todos os estados da federação e também no Distrito Federal. Deflagrada na última segunda-feira, 27, a referida operação também visa conscientizar a população sobre os malefícios resultantes de uso de entorpecentes.
Fonte – Dicom SSP-TO