Por Josiran Bezerra
Acabou o Carnaval e com ele o Reinado do Baguim da Suelyzinha Da APAE, de agora em diante Miracema passa a respirar Política. A famosa “BICHINHA” será o assunto em voga nas esquinas, no ponto de táxi, moto-táxi, nos salões de Beleza, Barbearias, enfim, esse será o assunto mais comentado em todas as rodas de conversas da City.
Não restam duvidas que em Miracema existem apenas três grupos Políticos que se propõem a disputar o Palácio Eurípedes Coelho, sendo eles, o grupo do saudoso Moisés da Sercon, hoje encabeçado por sua esposa Camila Fernandes, o grupo do Ex-prefeito Junior Evangelista, e o grupo do atual Prefeito Saulo Milhomem. Sendo assim, qualquer candidatura fora destes três grupos é apenas mera especulação da Rádio Peão, ou seja, não prospera.
Dentre estes grupos a primeira a se lançar pré-candidata foi Camila Fernandes que anunciou sua Pré-candidatura em reunião com aliados na residência do Vereador Natan Fontes.
Por outro lado, Junior Evangelista não nega o desejo de disputar o Paço Municipal, porém, em desfavor da sua pretensão existe a rejeição de seus balancetes pelo Tribunal de Contas, sendo que, no presente momento o impede de registrar candidatura. Se ele via judicial irá reverter essa situação é outros quinhentos, porém no meu entendimento, acho quase impossível já que os recursos que foram ajuizados por seus advogados até o presente momento não reformaram as decisões de primeira instância.
Já o atual Prefeito Saulo Milhomem, em que pese não ter declarado publicamente que irá disputar a reeleição, no entanto, nos bastidores trabalha diuturnamente buscando aliados e assim, ampliar sua base de apoio: não resta duvidas que será candidatíssimo a reeleição.
Sabe o que eu acho de tudo isso? Vou emitir o meu ponto de vista, até porque, analiso conjuntura política usando a razão e não o Coração.
Pois é…….
Primeiro não acredito que Junior Evangelista viabilize a sua candidatura, e isso acontecendo os seus aliados ficarão dispersos, já que só uma candidatura sua uniria todo o seu grupo. Ficando dispersos, na sua maioria seriam cooptados pelo atual Prefeito Saulo Milhomem, já que identificam-se mais com ele do que com a Camila, além do mais, o atual Prefeito tem o poder de barganha, e isso faz a diferença. Sendo importante frisar que muitos dos aliados de Evangelista já estão agasalhados na administração Saulo!!!!
A Pré-candidata Camila Fernandes vai disputar as eleições com praticamente metade do grupo que apoiou Moises da Sercon, até porque, muitos dos aliados do Moisés permaneceram na atual administração Saulo, e hoje estão engajados no seu projeto de reeleição.
Para refrescar a memória dos desatentos, Moises disputou a eleição ancorado por vários partidos (PMDB, SD, PV, PRB, PT, PRTB e DEM), e ainda teve o apoio decisivo do Deputado Júnior e todo o seu grupo. Esses partidos todos levaram para o palanque do Moisés mais de 50 candidatos a vereadores, ao passo que hoje a Camila Fernandes está resumida apenas ao PMDB, SD, PSL.
Não resta dúvidas de que Camila possui um grande apelo popular em função da comoção que tomou conta de Miracema relacionado a morte trágica de Moisés da Sercon, no entanto, falta-lhes o apoio dos formadores de opinião da cidade, e esse apoio sempre será decisivo para qualquer candidato, até porque, o voto de povão é vulnerável, volátil, e sempre muda conforme o humor da campanha. No momento ela faz uma articulação tímida, sem resultados práticos, até porque, falta-lhes um conselheiro político da envergadura do Saudoso Urano Nolasco, esse sim, com inteligência e perspicácia pavimentou a articulação vitoriosa de Moisés . Por fim, Camila para consolidar a sua pretensão terá que conter a disputa de egos dentro do seu grupo e ainda ter que justificar ao povo de Miracema a que veio!!!!!
Já o atual Prefeito Saulo Milhomem que assumiu a Prefeitura em um momento muito conturbado da Político-administrativa de Miracema, vem conduzindo de forma silenciosa, porém inteligente a sua pretensão à reeleição.
Em que pese Saulo não ser uma figura carismática, no entanto, já milita na Política Miracemense por muitos anos, faz parte de uma família de Políticos tradicionais, experientes, e nesse tabuleiro ele aprendeu jogar.
Hoje Saulo conta com um grupo político consolidado, grupo este, formado por integrantes das antigas administrações Moisés e Júnior , além disso, tem em seu favor o poder de barganha, já que a máquina administrativa lhes proporciona grande margem de negociação política na cooptação de apoios.
Saulo conta ainda com o apoio de 5 vereadores e tem a simpatia de vários partidos, valendo ressaltar, que ele faz uma administração razoável e isso com certeza lhe renderá votos!!!
Sendo assim, as cartas estão na mesa e o jogo começa a ser jogado.
No momento vejo um leve favoritismo da Camila, no entanto, é bom que se diga que a Camila não é o Moisés , ou seja, o entusiasmo do eleitor de hoje não é o mesmo da eleição de 2016, e por outro lado, é bom lembrar que a eleição se dará apenas em outubro, e a euforia do “JÁ GANHOU” é prima irmã do “JÁ PERDEU”.
Camila Fernandes hoje tem um grupo reduzido de apoiadores, porém, em compensação tem o voto da comoção. Resta saber se ela conseguirá segurar esses votos até o dia da eleição.
Saulo Milhomem tem um grande grupo de apoiadores, vários partidos coligados, e tem a máquina administrativa a seu favor, resta saber se tudo isso servirá para amealhar votos.
Como o eleitor de Miracema não morre de amores nem por Saulo e nem por Camila, vai fazer a diferença quem colocar a campanha na rua com maior estrutura, vigor e entusiasmo!!!
Para finalizar só um lembrete: disputa Política não é palco para os ingênuos, para os politicamente corretos, e muito menos para aqueles que fazem campanha de improviso.
É isso ai……quem viver verá e será testemunha do que eu conjecturei!!!!!
*JOSIRAN BEZERRA É ADVOGADO
(A Opinião do Leitor é um espaço da Gazeta destinado aos colaboradores e formadores de opinião. Mande sua sugestão para nossa equipe: portal@gazetadocerrado.com.br)