Ícone do site Gazeta do Cerrado

Organização oferece bolsas de estudo na Suíça para universitários tocantinenses

Bolsas de estudo destinam-se a estudantes dos cursos de bacharelado ou de mestrado nas áreas da física, engenharia, ciências da computação ou matemática –  Foto – Divulgação

A Organização Internacional Ítalo-Latinoamericana (IILA) está oferecendo bolsas de estudo para participação no “Summer Student Programme” da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN). A oferta foi a partir do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras.

As inscrições estão abertas até 30 de janeiro de 2023.

A bolsa de estudos a ser concedida pela IILA tem o valor aproximado de 7 mil euros e prevê: (i) pagamento de ajuda de custo de 90 francos suíços líquidos por dia, para cobrir os custos de acomodação e alimentação na área de Genebra, para uma única pessoa, durante toda a duração do Programa; ii) seguro-saúde; e (iii) 1.200 francos suíços para custear a passagem do bolsista.

O estágio na CERN destina-se a estudantes inscritos nos cursos de bacharelado ou de mestrado nas áreas da física, engenharia, ciências da computação ou matemática. São requisitos para concorrer: i) ter completado, até o verão europeu de 2023, pelo menos três anos de estudos de nível universitário; ii) não ter trabalhado na CERN, em nenhuma modalidade (estudante técnico, estagiário etc.), por mais de três meses; iii) não ter participado de edições anteriores do Programa; e iv) bom conhecimento da língua inglesa. É considerada uma vantagem o conhecimento da língua francesa.

Publicidade

Para completar o requerimento de inscrição, o candidato deverá anexar seu currículo, cópia do histórico escolar recente e duas cartas de recomendação de professores ou de supervisores de estágios anteriores, com validade de até 12 meses.

A CERN oferecerá aos estudantes: contrato de associação de 8 a 13 semanas para trabalhar em projeto técnico avançado; programa de palestras de física e de tecnologia da informação; e assistência para encontrar acomodação.

Mais informações podem ser obtidas aqui.

Fonte – Dicom UFT

Sair da versão mobile