Ícone do site Gazeta do Cerrado

Órgão cobra que profissionais de UPA sejam remanejados para outra unidade após demora em atendimentos

UPA Taquaralto

O Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) expediu uma Recomendação à Secretaria Municipal de Saúde de Palmas requerendo o remanejamento dos profissionais de saúde que estavam lotados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Taquaralto para a UPA Sul até o retorno dos serviços na Policlínica de Taquaralto.

Conforme a Recomendação, devido à transferência dos serviços da Policlínica para a UPA de Taquaralto, a UPA Sul ficou sobrecarregada, o que tem feito com que as pessoas aguardem por mais de cinco horas para receber a consulta e o tratamento adequado.

“Além disso, os casos de maior complexidade, que possui encaminhamentos para internação no Hospital Geral de Palmas, estão aguardando por mais de 24 horas para serem regulados, prejudicando assim a garantia do acesso à saúde e a oferta do tratamento célere com mais brevidade”, aponta o coordenador do Nusa, defensor público Freddy Alejandro Solorzano Antunes.

O Núcleo da Saúde requer, ainda, o dimensionamento do número de profissionais médicos necessários para o adequado atendimento nas UPAs Sul e Norte, de modo garantir atendimento com qualidade à população em tempo hábil de forma o mais breve possível.

Transferência dos serviços

 Segundo a Prefeitura de Palmas, a estrutura da Policlínica de Taquaralto passará por reforma e ampliação e por isso os serviços foram transferidos provisoriamente para UPA Taquaralto.

Sair da versão mobile