Ícone do site Gazeta do Cerrado

Órgão embarga mineradora responsável por causar “nevasca” em cidade do TO

Divulgação

Foto: Divulgação

Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

Uma mineradora de calcário foi embargada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em Lagoa da Confusão, região oeste do Tocantins.

Segundo o Naturtins, após uma denúncia, a fiscalização constatou que a empresa Mineradora de Calcário Cristalândia estava em desacordo com a licença de operação.

A fumaça de calcário atingiu algumas áreas de Lagoa da Confusão no último dia 25 e moradores fizeram imagens. Ele chegaram a brincar chamando o poeira branca de nevasca.

Publicidade

Imagens do Google Satélite mostram a área atingida pela fumaça.

Google Satélite

O Naturatins disse ainda que além de embargar, o empreendedor recebeu um multa e foi obrigado a paralisar os trabalhos.

O calcário é prejudicial à saúde e é usado também na agricultara. O produto pode causar microinflamações no pulmão, segundo especialistas.

A ação aconteceu no dia 26 de setembro e divulgada nesta quinta-feira, 1º.

Nossa equipe tenta contato com a Mineradora citada na reportagem e ressalta que o espaço está aberto caso a empresa queira se manifestar sobre o assunto.

Veja a nota na íntegra

 

Nota ao portal Gazeta do Cerrado

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), informa que no último sábado, 26, a equipe de fiscalização do órgão foi até a Mineradora de Calcário Cristalândia, localizada em Lagoa da Confusão e constatou inconformidades em desacordo com a licença de operação. A ação resultou de uma denúncia. Na ocasião, o Naturatins autuou e embargou o empreendedor que recebeu multa e foi obrigado a paralisar as atividades imediatamente visando garantir a qualidade do meio ambiente.

Sair da versão mobile