Ícone do site Gazeta do Cerrado

Órgão recomenda que participantes não usem chibatas, esporas e armas durante cavalgada em Brasilândia

Cavalgada – Foto – Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) expediu, nesta quarta-feira, 23, recomendação à Prefeitura de Brasilândia do Tocantins, Polícia Militar e demais organizadores da Cavalgada que ocorrerá no município no próximo domingo, 27.

O objetivo do MPTO é garantir a segurança de participantes e animais no evento, que integra a programação da “4ª Edição 2020 Agosto do Povo”.

A recomendação, expedida pela 2ª Promotoria de Justiça de Colinas, estabelece que no local do percurso do evento devem ser proibidos o trânsito de motos, bicicletas, veículos pequenos, caminhões e bi-trens.

Serão permitidos, durante o desfile de animais, apenas carroças (que poderão transportar no máximo cinco pessoas) e os automóveis das comitivas, tais como trios elétricos. Também será autorizada a ocupação de apenas um adulto por animal, ou acompanhado por uma criança entre 7 e 12 anos.

O documento também orienta que deve ser proibido o uso de esporas, chibatas e armas brancas, sendo também vedada a utilização de fogos de artifício pelos participantes, bebidas em recipiente de vidro e som automotivo em volume excessivo durante a passagem dos animais.

Após o fim da Cavalgada, os organizadores deverão proibir a permanência dos animais no local da concentração, para que fiquem distantes de aglomerações e não interfiram no trânsito da via.

Fonte – Ascom MPTO

Sair da versão mobile