Ícone do site Gazeta do Cerrado

Órgãos realizam vistoria técnica do nível de água da Bacia do Rio Formoso

(Divulgação)

Ministério Público Estadual (MPE), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Militar Ambiental e Polícia Civil estão realizando vistoria técnica na bacia do Rio Formoso, no município de Lagoa da Confusão, a fim de mensurar o nível de água do rio. A ação teve início na segunda-feira, 30, e prossegue nesta terça, 31.

Na vistoria, estão sendo realizadas imagens em sobrevoos de avião e em voos de drone. Estas serão reunidas a imagens de satélite, permitindo que seja conferido o nível de redução do volume de água e a consequente formação de bancos de areia no leito do rio.

A intenção é analisar as imagens coletadas na quarta-feira, 1º. A partir dos resultados, poderão ser adotadas providências como o rodízio ou a suspensão de captação de água para fins de irrigação de grandes projetos agrícolas.

A atividade ocorre no âmbito de uma Ação Cautelar proposta pelo MPE que visa promover o uso sustentável da bacia do Rio Formoso e reverter a situação de crise hídrica que se apresentou nos períodos de estiagem dos últimos anos.

Por parte do Ministério Público, participam da vistoria o Promotor de Justiça Francisco Brandes Júnior e técnicos do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma).

Os produtores rurais da região estão colaborando com o trabalho de vistoria. (Flávio Herculano)

Sair da versão mobile