Foto – Marcelo Les
Nas letras, toda a diversidade das belezas naturais e dos costumes do povo do Tocantins. Na melodia e no vocal, o talento dos mestres da música popular tocantinense como Braguinha Barroso, Dorivã, Genésio Tocantins e Lucimar. E nos arranjos, todo o requinte dos acordes clássicos da Orquestra Viva Música. Essa mistura da música clássica e regional estará presente de Norte a Sul do Tocantins, a partir desta semana, com o projeto “Tocantins em Concerto”.
A estreia da temporada de concertos acontecerá no próximo sábado, 30, na cidade de Araguaína, no Norte do Estado, no auditório da Faculdade Dom Orione, às 19h30. Na sequência, o projeto será apresentado em Gurupi (07/05), Palmas (21/05) e Paraíso do Tocantins (28/05). A entrada é 1 kg de alimentação na perecível e a arrecadação será distribuída a instituições beneficentes de cada município contemplado com o projeto. A realização é da Associação Viva Música e do Ministério do Turismo, com patrocínio da Energisa, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Universidade Federal do Tocantins.
Os artistas regionais estarão presentes em todas as cidades, interpretando composições próprias, acompanhado de cerca de 30 instrumentistas, com contrabaixo, piano, violão, bateria, metais, madeiras, contrabaixo acústico, violoncelos, violas e violinos. A orquestração do repertório é de Willames S. da Costa, a produção executiva de Eduardo Andrade e a regência e direção geral do maestro Bruno Barreto. De acordo com o maestro, o Tocantins em Concerto cumpre funções culturais e sociais, visando à expansão e popularização da música do cancioneiro regional tocantinense. “Estamos muito felizes de poder levar a nossa arte com a valorização da música regional e a democratização da música clássica”, expressa o artista.
O diretor-presidente da Energisa, Alessandro Brum, falou sobre a valorização da cultura e social, através do investimento da empresa no projeto. “A Energisa tem investido na distribuição, manutenção e modernização no fornecimento de energia no estado, mas, o nosso compromisso vai além e é com muita satisfação que a empresa se empenha em proporcionar a estrutura necessária para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Tocantins”, relatou.
Artistas regionais
Braguinha Barroso vai interpretar as suas composições Catirandê, Florzinha, O Rezadô e Voar. Ele considera este como um dos momentos mais felizes da sua vida. “É muita emoção, nunca me imaginei ouvir minhas músicas com arranjo clássico. É tanta felicidade que faz a gente chorar de tanta emoção, de pensar que até que enfim chegou o momento desse reconhecimento. Estou apaixonado por esse trabalho, essa belezura, essa lindeza que está esse concerto. Só me resta chegar e botar pra brilhar também.”
Também conhecido como Passarim do Jalapão, o artista Dorivã interpretará as músicas Avarandado, Jardim de Prata, Taquarulua e, claro, Passarim do Jalapão. Para ele, o concerto é uma forma de reconhecimento por sua trajetória. “A gente sabe que o Tocantins já tem os seus cancioneiros populares e eu me sinto muito lisonjeado em ter esse reconhecimento por meio de um trabalho tão cuidadoso, que requer muito estudo, muita disciplina. É um requinte, uma roupagem que deixa o nosso repertório ainda mais chique, ainda mais bacana de ser agraciado”, complementou.
Lucimar tem canções interpretadas por artistas de renome em todo o País, contudo, segundo ele, ter as suas composições executadas por orquestra é um momento honroso e inusitado. “Minhas músicas tão populares ganharam um ar de clássico, algo muito inusitado na minha vida, que me deixa lisonjeado e muito feliz. Na música popular, a minha trajetória já tem muitos passos, mas com esse toque clássico é a primeira vez. Estou muito animado”, afirmou o artista, que interpretará Brasilidade, Interior. Portal Amazônico e Quintal.
O público que acompanha o trabalho de Genésio Tocantins, certamente, já conhece as canções Ei Flor, Dodói, Frutos da Terra, Nóis é Jéca Mais é Jóia e Sete Vidas. Contudo, com o projeto, essas canções ganharão uma nova roupagem. “O público pode esperar muita ousadia, muita irreverência e muita emoção. É o Tocantins em Concerto”, concluiu o artista.
Viva Música
A Orquestra Viva Música tem na regência o maestro Bruno Barreto. Ao longo da sua existência, a orquestra participa de eventos de grande relevância no panorama musical tocantinense, tais como Sesc Partituras, Concertos em Pauta e Quarta Clássica.
Agenda
30 de abril – Araguaína/TO (Faculdade Católica Dom Orione);
07 de maio – Gurupi/TO (Centro de Convenções Mauro Cunha);
21 de maio – Palmas/TO (Praça dos Girassóis);
28 de maio – Paraíso do Tocantins (Teatro Cora Coralina).
FICHA TÉCNICA
Direção-geral: Maestro Bruno Barreto
Realização: Associação Viva Música
Cantores convidados: Braguinha Barroso, Dorivã Borges, Genésio Tocantins, Lucimar.
Orquestração: Willames S. da Costa
Produção executiva: Eduardo Andrade
Assessoria de imprensa: Cinthia Abreu
Orquestra Viva Música
I Violinos: Alexandre Gomes e Weliane Monteiro
II Violinos: Daniel Brandão, Helaine Santos e Lya Prehl
Violas: Ana Larissa
Violoncelos: Dionison Marcos e Maria Helena
Contrabaixo acústico: Moisés Alves
Flautas: Cleber Ferreira e Wallas Alves
Clarinetas: Robson dos Santos e Wemerson Martins
Saxofone: Lucas Fernandes
Trompa: Wilton Dourado
Trompete: Wedisson Monteiro e Matheus Dias
Trombones: Gabriel Candido e Jeremias Moreira
Bateria: Pedro Enus
Violão: Eddie Gomes
Piano: Anderson Cleyton
Contrabaixo elétrico: Felipe Araújo
Por Cinthia Abreu – Assessoria