Ícone do site Gazeta do Cerrado

Os seis tocantinenses que já ocuparam cargos na mesa do Congresso; Cotado para chegar a vice, Gomes é recordista

Maju Cotrim 


Ao longo dos últimos anos vários tocantinenses ocuparam cargos na mesa do Congresso Nacional.

O senador Eduardo Gomes é recordista de cargos na mesa do Congresso Nacional.

Eduardo Gomes já foi 3º e 1º secretário na Câmara Federal e no Congresso quando foi deputado e 2º no Senado (também no Congresso) logo que assumiu em 2019. Ele deve ser eleito no início de fevereiro como o primeiro vice presidente da Casa, cargo inédito para um tocantinense.

O primeiro a estar na mesa foi o ex senador tocantinense Carlos Patrocínio que foi terceiro secretário.

Em seguida o municipalista João Ribeiro também foi eleito duas vezes para a  mesa do Congresso. Ele foi 4º secretário do Senado e do Congresso.

O ex senador e atual prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira também já foi 2º vice presidente da mesa e do Congresso além de 3º secretário na mesa.

Vicentinho Alves, ex senador, foi 1º secretário do Senado e coube a ele em 2016 a missão de entregar a Dilma Rousseff a notificação da aprovação do impeachment, pelo Senado, e a comunicação ao vice-presidente Michel Temer de que passaria a ocupar a Presidência da República.

O atual senador Irajá já foi primeiro secretário da Casa também.

Comissões

Analisando a representatividade em comissões vários tocantinenses também já comandaram áreas importantes. O ex deputado Ângelo Agnolin, o atual deputado Vicentinho Júnior, a atual senadora Dorinha já comandaram comissões assim como Eduardo Gomes que foi o único tocantinense a comandar uma Comissão Mista com membro da Câmara e do Senado.

Sair da versão mobile