Ícone do site Gazeta do Cerrado

Os simbolismos da chegada histórica da Professora Dorinha no Senado

Senadora eleita Professora Dorinha – Foto – Divulgação

Maju Cotrim

Professora Dorinha (União) foi eleita para representar o Tocantins no Senado pelos próximos oito anos com 50,42% dos votos e tomará posse nesta quarta-feira, 1º, em Brasília.

Sua chegada ao Senado é simbólica porque significa o reforço e garantia de ainda mais atenção da Casa para a educação do país , área na qual Dorinha é uma das principais líderes. Cabeça no Congresso nos últimos anos, Dorinha chega também com a referência de liderança política feminina na Casa e deve reforçar debates sobre este tema.

Para os municípios e prefeitos há ainda toda uma expectativa em torno da chegada dela no Senado pelo viés municipalista que sempre teve nos seus mandatos de deputada federal.

Publicidade

Dorinha ampliou nos últimos anos sua atuação em outras áreas como diversidade, inclusão e também tem compromisso com o agro, que a apoiou.

O viés de articulação e diálogos políticos institucionais também é outra característica que deve ser fortalecida pela nova senadora.

Dorinha chega ao Senado mas não chega sozinha. Chega com uma votação histórica, com compromisso com pautas vitais para o Tocantins, com conceito político conquistado na Câmara Federal e sempre cotada, pelo quesito qualidade, para outras missões igualmente importantes.

Junta-se ao senador Eduardo Gomes, um dos principais líderes da história do Estado, e ao senador mais jovem Irajá que já estão lá representando o Tocantins. Chega para, segundo ela mesmo disse: fazer o melhor mandato da sua vida! O Tocantins merece!

Sair da versão mobile