Ícone do site Gazeta do Cerrado

Otimista, Cínthia faz discurso forte com ares de mudança e maturidade institucional: “Palmas não pode mais ser vítima da sua própria política”

Cinthia Ribeiro

Prefeita Cinthia Ribeiro – Foto: Divulgação/Secom Palmas

A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) e seu vice André Gomes (DEM) tomaram posse no início da noite desta sexta-feira, 1º, no plenário da Câmara de Palmas.

Em seu discurso, Cinthia disse que uma cerimônia de posse para um segundo mandato é um mandato de reafirmação de compromissos. “Sei que é difícil comemorar um ano que todos querem esquecer. Mas é preciso ressaltar as vitórias em momentos difíceis para que tiremos as devidas lições”, afirmou a prefeita em um trecho.

 

Veja a íntegra do discurso:

CIDADÃS E CIDADÃOS PALMENSES,

Publicidade

UMA CERIMÔNIA DE POSSE PARA UM SEGUNDO MANDATO É UM MOMENTO DE REAFIRMAÇÃO DE COMPROMISSOS. 

SUPÕE-SE UMA GESTÃO APROVADA, QUE PRECISAVA APENAS RENOVAR OS SEUS VOTOS COM A POPULAÇÃO, COM PROJEÇÕES DE MELHORAR O QUE JÁ ESTÁ DANDO CERTO, CORRIGIR O QUE ESTÁ ERRADO E FAZER AQUILO QUE PRECISA SER FEITO.

MAS DESTA VEZ É DIFERENTE. PRIMEIRO, PORQUE A GESTÃO À FRENTE DA PREFEITURA NÃO FOI PLANEJADA POR NÓS.

TRABALHAMOS COM O BONDE ANDANDO E TENDO QUE ABASTECER O AVIÃO EM PLENO VOO. UMA SUCESSÃO DE ARRANJOS ADMINISTRATIVOS PARA ENCAIXAR UM ORÇAMENTO APERTADO, UMA VEZ QUE CERCA DE 70% DELE JÁ ESTAVA EXECUTADO EM APENAS TRÊS MESES, ALÉM DE UMA AMPLA LISTA DE DEMANDAS E PROBLEMAS DA POPULAÇÃO.

E NÃO QUEREMOS REPETIR ESSE MODELO A PARTIR DESTE ANO.

QUE NÃO SERÁ APENAS UM ANO NOVO. SERÁ UM MUNDO NOVO. UMA CIDADE TOTALMENTE NOVA, REMODELADA POR UMA PANDEMIA DE PROPORÇÕES BÍBLICAS, QUE AINDA INSISTE EM NOS TIRAR DO RUMO E EMBAÇAR O NOSSO FOCO.

UMA CIDADE NOVA, QUE VAI NOS EXIGIR UM NOVO MODELO DE GESTÃO. DIFERENTE DE TUDO QUE JÁ CONHECÍAMOS. POR ISSO, SERÁ PRIMORDIAL QUE ESTEJAMOS PRONTOS E ATENTOS PARA OUVIR ESTE NOVO CIDADÃO, QUE ESTÁ EMERGINDO DESTA CRISE COMPORTAMENTAL, COM NOVOS HÁBITOS, NOVAS PREOCUPAÇÕES, NOVAS DEMANDAS E NOVAS PRIORIDADES.

POR ISSO, QUE INSISTO, NÃO BASTA APENAS REPETIR DE FORMA APERFEIÇOADA, O  QUE FIZEMOS ATÉ AQUI. É PRECISO INOVAR, AVANÇAR DE FORMA DISRUPTIVA.

NÃO ESTÁ ESCRITO EM NENHUM LUGAR O MODELO IDEAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL PARA UMA PÓSPANDEMIA.

TEREMOS QUE ENCONTRAR ESTE FORMATO JUNTOS, COM MUITA SENSIBILIDADE SOCIAL. OBSERVANDO EM DETALHES AS ANGÚSTIAS DA NOSSA GENTE.

SÃO NOVAS SÍNDROMES PSICOLÓGICAS, UMA NOVA ECONOMIA E BAIXO CONTATO PESSOAL. UM NOVO SERVIÇO PÚBLICO, MAIS DIGITAL. E COMO MANTER O CALOR HUMANO NUMA CIDADE ASSIM?

COMO ATRAIR PARA CÁ PESSOAS PARA PASSEAREM E FAZEREM COMPRAS? COMO CONVENCER O BRASIL E O MUNDO, QUE SOMOS UMA COMUNIDADE SEGURA, SEM RISCOS DE CONTAMINAÇÃO?

O ASFALTO NAS RUAS, O POSTINHO DE SAÚDE, A PRACINHA NÃO SÃO MAIS OS NOSSOS GRANDES DESAFIOS. ESTES VÃO PRECISAR DE MANUTENÇÃO E AS EXECUÇÕES SERÃO EM MENOR VOLUME, POIS MUITO JÁ FOI FEITO.

POR MAIS QUE PALMAS TENHA SE DESVIADO DOS IMPACTOS ECONÔMICOS DA PANDEMIA, AS FERIDAS AINDA ESTÃO ABERTAS.

HÁ INSEGURANÇAS E INCERTEZAS, QUE IRÃO EXIGIR DO PODER PÚBLICO MUITOS ESTÍMULOS PARA ASSEGURAR O RITMO DE CRESCIMENTO, COM O QUAL NOS ACOSTUMAMOS AO LONGO DESTES 31 ANOS.

TRAGO ESTA REFLEXÃO NESTA SOLENIDADE, COM O TOM DE CONVOCAÇÃO, PARA QUE OS SENHORES VEREADORES E A SOCIEDADE PALMENSE, SE TRANQUILIZEM DE QUE A PREFEITURA ESTÁ CONSCIENTE DO SEU PAPEL NESTA TRAVESSIA.

TEMOS NO HORIZONTE A EXPECTATIVA POSITIVA DAS VACINAS, QUE RAPIDAMENTE PODEM MUDAR TODO ESSE QUADRO.

E AÍ SIM, PODEREMOS VOLTAR A SONHAR COM A NOSSA ROTINA DE TRABALHO, DE LAZER, DE CONVIVÊNCIA COM OS AMIGOS E FAMILIARES E COM A SEGURANÇA PARA OS INVESTIMENTOS NA CIDADE.

VIVEREMOS, PORTANTO, DOIS MOMENTOS BEM DISTINTOS NESTE SEGUNDO MANDATO. O PERÍODO PRÉ-VACINA E O PÓS-VACINA SERÃO DUAS GESTÕES, MAS COM UM SÓ RITMO. POIS JÁ COMPROVAMOS QUE A PANDEMIA PODE MUDAR HÁBITOS DO CIDADÃO, MAS NÃO MUDA A CAPACIDADE DA PREFEITURA DE REALIZAR E CONSTRUIR.

FOI ASSIM EM 2020, QUANDO ENFRENTAMOS A BUROCRACIA, A PANDEMIA, AS ELEIÇÕES E CHUVAS PARA TOCAR UM CANTEIRO DE OBRAS GIGANTESCO, CAPAZ, INCLUSIVE, DE AMENIZAR OS EFEITOS DA PANDEMIA NA NOSSA ECONOMIA.

APESAR DO IMPACTO EM SEGMENTOS DO SETOR DE SERVIÇOS, NÓS AINDA MANTIVEMOS OUTROS SETORES EM CRESCIMENTO, CONSEGUINDO, INCLUSIVE AUMENTAR A ARRECADAÇÃO, MESMO PRORROGANDO E FACILITANDO O PAGAMENTO DE IMPOSTOS.

PAGAMOS OS SERVIDORES DE FORMA ANTECIPADA E RESGATAMOS DIREITOS ENGAVETADOS HÁ MUITOS ANOS.  PAGAMOS FORNECEDORES EM DIA E TIVEMOS RECURSOS PRÓPRIOS PARA OBRAS E CONTRAPARTIDAS DE CONVÊNIOS FEDERAIS.

FOI HISTÓRICO.

SEI QUE É DIFICIL COMEMORAR UM ANO QUE TODOS QUEREM ESQUECER. MAS É PRECISO RESSALTAR AS VITÓRIAS EM MOMENTOS DIFÍCEIS PARA QUE TIREMOS AS DEVIDAS LIÇÕES.

SEI TAMBÉM QUE NENHUMA VITÓRIA IRÁ AMENIZAR A DOR DE QUEM PERDEU UM ENTE QUERIDO NESTA GUERRA. POR ISSO, RENDO AQUI AS MINHAS HOMENAGENS E OS MEUS SINCEROS SENTIMENTOS A TODOS ESSES PALMENSES QUE NÃO SERÃO ESQUECIDOS. POIS HAVEREMOS DE FAZER NO FUTURO UMA FORMA DE HOMENAGEM PARA QUE ESTA SAUDADE SE ETERNIZE.

MAS VEM AÍ O MUNDO NOVO QUE MENCIONEI.

E QUAL SERÁ O NOSSO PAPEL NESTA NOVA CIDADE?

DO CIDADÃO,

DO VEREADOR,

DO LÍDER DE BAIRRO,

DA IMPRENSA,

DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE,

DOS EMPRESÁRIOS?

COBRAR, CRITICAR, FISCALIZAR E ELOGIAR?

OU TAMBÉM PARTICIPAR, CONTRIBUIR, SE DOAR, AJUDAR A MOBILIZAR, PROTEGER, ENSINAR… PLANTAR SEMENTES E MUDAS.

O NOVO CIDADÃO PÓSPANDEMIA SERÁ UM ATIVISTA DE SOFÁ OU UM PARTÍCIPE DA VIDA COMUNITÁRIA, UM EXPECTADOR ATENTO DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS, UM MOBILIZADOR, UM FISCAL CONSCIENTE?

HAVERÁ UMA REDISTRIBUIÇÃO DE ATRIBUIÇÕES A PARTIR DE TUDO QUE APRENDEMOS NESTES DIAS DIFÍCEIS?

OU NADA VAI MUDAR? E CONTAREMOS APENAS COM AS INSTITUIÇÕES PARA PROMOVER AS TRANSFORMAÇÕES?

COMO PODEM VER, O DEBATE PÚBLICO AGORA É OUTRO.

A GESTORA PÚBLICA NÃO SERÁ AVALIADA APENAS PELA CAPACIDADE DE REALIZAÇÃO, MAS TAMBÉM PELA SUA CAPACIDADE DE UNIR UMA CIDADE EM TORNO DE SEUS

BJETIVOS. SUA CAPACIDADE DE AGLUTINAR, MOBILIZAR E PROTEGER OS INTERESSES DO POVO.

ESTA SERÁ A NOVA CINTHIA RIBEIRO. A CINTHIA DO CANTEIRO DE OBRAS QUE VOCÊS JÁ CONHECERAM. AGORA VÃO CONHECER A CINTHIA QUE ESTARÁ NAS FEIRAS, NAS RUAS, NOS CENTROS COMUNITÁRIOS, NAS EMPRESAS, ASSOCIAÇÕES E SINDICATOS, OUVINDO E UNINDO ESTA CIDADE.

PALMAS NÃO PODE MAIS SER VÍTIMA DA SUA PRÓPRIA POLÍTICA.

NÃO PODEMOS PERMITIR QUE SE REPITA UMA ELEIÇÃO COM TÃO BAIXO NÍVEL COMO ESTA ÚLTIMA.

NÃO PODEMOS DEIXAR QUE INTERESSES POLÍTICOS PREJUDIQUEM INVESTIMENTOS NA CIDADE.

A CIDADE NÃO PODE MAIS SE ISOLAR COMO ANTES, DOS GOVERNOS DO ESTADO E FEDERAL.

DEVEMOS NOS APROXIMAR MAIS OS MOVIMENTOS SOCIAIS.

NÃO PODEMOS TAMBÉM ESTAR TÃO DISTANTES DOS DEMAIS MUNICÍPIOS TOCANTINENSES.

JÁ ME APRESENTEI COMO A PREFEITA DE TODOS OS PALMENSES E PROVEI ISSO NA PRÁTICA, GOVERNANDO PARA TODOS.

AGORA QUERO LHES APRESENTAR, A CAPITAL DE TODOS OS TOCANTINENSES.

A CIDADE QUE VAI INSPIRAR AS DEMAIS PARA UM NOVO MODELO DE DESENVOLVIMENTO, ASSIM COMO IDEALIZOU SIQUEIRA CAMPOS, QUE OPTOU POR CONSTRUIR UMA CAPITAL, À MARGEM DIREITA DO RIO TOCANTINS, PARA QUE ELA PUDESSE IRRADIAR PROGRESSO PARA TODO O ESTADO.

ESTE PROPÓSITO FOI DEIXADO DE LADO NOS ÚLTIMOS ANOS.

MAS NÓS VAMOS RESGATÁ-LO.

VAMOS ESTENDER AS MÃOS AOS DEMAIS PREFEITOS PARA REALIZAR INTERCÂMBIOS E CONSÓRCIOS. VAMOS PERMITIR QUE CRIANÇAS DO INTERIOR MAIS LONGÍNQUO POSSAM CONHECER A SUA CAPITAL.

VAMOS FAZER DE PALMAS UM GRANDE CENTRO DE COMPRAS REGIONAL E O MELHOR PASSEIO PARA OS TOCANTINENSES.

VAMOS NOS INTEGRAR AO TOCANTINS, ESTE ESTADO MARAVILHOSO.

VAMOS CONVIDAR OS TURISTAS DO JALAPÃO A FICAREM UM DIA A MAIS NA CAPITAL E EM TAQUARUÇU, E ESTENDER A MÃO ÀQUELA COMUNIDADE.

A CAPITAL DE TODOS OS TOCANTINENSES VAI ESPALHAR O SEU CALOR HUMANO PARA AS DEMAIS CIDADES E AJUDAR O TOCANTINS, CUMPRINDO ASSIM, O SEU DESTINO.

POR AGIR E PENSAR DESTA FORMA É QUE A PREFEITURA NESTA PRÓXIMA GESTÃO VAI ENFRENTAR OS PROBLEMAS QUE AINDA AFLIGEM AS CIDADÃS E OS CIDADÃOS PALMENSES.

É DESTA FORMA QUE VAMOS LEVAR O ASFALTO AONDE AINDA NÃO CHEGOU. É ASSIM QUE VAMOS ZERAR A FILA DAS CRECHES, VAMOS FAZER PRAÇA ONDE NÃO TEM, A DRENAGEM ONDE AINDA ALAGA.

MAS ESSES CAMINHOS AGORA NÓS JÁ CONHECEMOS, BASTA SEGUIR O CURSO E MANTER O FOCO COM UMA EQUIPE CADA VEZ MAIS COMPETENTE, E AGORA REVIGORADA E OXIGENADA POR NOVOS NOMES E UMA NOVA CONFIGURAÇÃO QUE VAMOS SUBMETER À CÂMARA DE VEREADORES E À SOCIEDADE, NOS PRÓXIMOS DIAS PARA APROVAÇÃO.

UMA ESTRUTURA AINDA MAIS MODERNA, CAPAZ DE RESPONDER, COM MAIS RAPIDEZ E EFICÁCIA ÀS DEMANDAS DA POPULAÇÃO.

UMA EQUIPE QUE SERÁ MUITO COBRADA POR MIM, E, ESPERO TAMBÉM POR TODOS VOCÊS, PARA QUE TENHAM ELEVADO ESPÍRITO PÚBLICO E A MÁXIMA DISPOSIÇÃO PARA O TRABALHO, COM MUITA SENSIBILIDADE E UM OLHAR CARINHOSO PARA COM AQUELES QUE MAIS PRECISAM.

A ELES SOMAM-SE OS NOSSOS HEROICOS SERVIDORES PÚBLICOS, QUE DERAM UM SHOW NESTA PANDEMIA MANTENDO A PREFEITURA FUNCIONANDO 100% E MUITOS ATUANDO NA LINHA DE FRENTE DO COMBATE À DOENÇA.  A ELES, MAIS UMA VEZ O MEU RECONHECIMENTO EM NOME DE TODA A COMUNIDADE. CONTINUAREMOS MUITO PRÓXIMOS NESTE SEGUNDO MANDATO. CONTEM COMIGO.

MAS EU PRECISO DIZER AINDA MINHAS QUERIDAS VEREADORAS… LAUDECI, SOLANGE E PROFESSORAS JANAD E IOLANDA, QUE REPRESENTAM A MULHER PALMENSE NESTA CASA, QUE PALMAS AINDA É UMA CIDADE MUITO DESIGUAL.

AS ECONOMIAS MAIS EVOLUÍDAS NOS ENSINAM, QUE NÃO HÁ PROSPERIDADE SEM COMBATE À DESIGUALDADE SOCIAL.

NÃO TEMOS TODAS AS FERRAMENTAS QUE OS GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL TÊM PARA FAZER FRENTE A ESTE DESAFIO, MAS NA PANDEMIA NÓS PROVAMOS O QUANTO UMA PREFEITURA PODE FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DE UMA FAMÍLIA E DE UMA COMUNIDADE.

O QUANTO A MOBILIZAÇÃO SOCIAL PODE INTERFERIR NA ECONOMIA LOCAL. TIVEMOS BELOS EXEMPLOS E PODEMOS APROVEITÁ-LOS EM POLÍTICAS PÚBLICAS.

OFICINAS COMUNITÁRIAS, COMPRAS LOCAIS, A VALORIZAÇÃO DO PEQUENO COMERCIANTE, AS HORTAS COMUNITÁRIAS, O MICROCRÉDITO, ISENÇÕES FISCAIS, CURSOS PROFISSIONALIZANTES, TUDO ISSO COMBINADO COM UMA POLÍTICA HABITACIONAL ARROJADA.

ISSO MUDA UMA COMUNIDADE SIM. ISSO COMBATE A DESIGUALDADE SIM. E CONSTRÓI UMA CIDADE MAIS JUSTA.

AS CIDADES JUSTAS QUE RESPEITAM E VALORIZAM A SUA DIVERSIDADE SERÃO AS MAIS COMPETITIVAS NESTE NOVO MUNDO. AS MAIS ATRATIVAS PARA INVESTIMENTOS.

VAMOS APOSTAR E ACREDITAR NISSO. NÃO É MAIS UTOPIA.

É POR ISSO QUE, A PARTIR DESTE ANO, MAIS DO QUE INAUGURAR OBRAS NOVAS, EU QUERO ESTAR AO LADO DE NOVAS, COMUNIDADES NOVAS, CENTROS COMERCIAIS NOVOS. UM NOVO JEITO DE VIVER E DE SE RELACIONAR NESTA CIDADE.

QUERO FINALIZAR COM ESTE COMPROMISSO, CONVIDANDO VOCÊS A ESTA REFLEXÃO.

ESTOU CHEIA DE ESPERANÇAS. NUNCA ME SENTI TÃO ANIMADA EM TODA A MINHA VIDA. ESPERO, SINCERAMENTE, PODER TRANSMITIR UM POUCO DESTA ENERGIA A TODOS, NA CONDIÇÃO DE LÍDER DESTA CIDADE.

A CAPITAL DE TODOS OS TOCANTINENSES ESTÁ RENASCENDO EM NOSSOS CORAÇÕES.

OBRIGADA SIQUEIRA CAMPOS PELA INSPIRAÇÃO.

OBRIGADA AO NOSSO BOM DEUS POR NOS TER CONDUZIDO ATÉ AQUI EM SEGURANÇA.

OBRIGADA A TODOS PELA PRESENÇA, PELA CONFIANÇA. AOS QUE VOTARAM E AOS QUE NÃO VOTARAM EM MIM. AGORA NÃO HÁ MAIS DISTINÇÃO.

VOU CONTINUAR SENDO A PREFEITA DE TODOS OS PALMENSES.

FIQUEM COM DEUS, PROTEGIDOS E PROTEGENDO A QUEM VOCÊS AMAM.

MUITO OBRIGADA!

Sair da versão mobile