Ícone do site Gazeta do Cerrado

“Ou vai ou racha”: momentos decisivos para definição da mesa diretora da Assembleia

Luana e Toinho são candidados à presidência da Assembleia Legislativa do Tocantins

Maria José Cotrim

Cada dia que passa vai afunilando as chances e expectativas da disputa pelo comando da Assembleia Legislativa no Tocantins. Agora é “ou vai vou racha”, como diz aquela expressão popular.

Cartas na manga: cada um fazendo seus contatos e bandeiras de defesa. A articulação não é só meramente Politica mas uma costura que depende de boas relações e espaço para os parlamentares na Casa de Leis.

A atual presidente Luana Ribeiro (PSDB) está em campo. Muitos parlamentares ouvidos pela Gazeta relatam que foram procurados por ela para discutir apoio e composição.

Já Toinho Andrade do PHS segue tentando também fechar os votos dos aliados, alguns tidos como certos, mas que também têm conversado e ouvido a atual presidente.

Correndo por fora está o deputado Eduardo do Dertins, político de muitos mandatos mas que não tem participado muito do dia a dia da Casa de Leis nos últimos anos, segundo parlamentares. Sua capacidade de articulação não pode ser jamais menosprezada ainda mais após conseguir montar uma chapinha que elegeu dois parlamentares, mesmo a contragosto de alguns aliados que estavam no mesmo grupo e que tiveram que se contentar com o Chapao.

Eleição da Assembleia historicamente conta com muitos fatos novos e composições surpresas nas horas que antecedem o pleito. Alguns tentam “invisibilizar” o perfil (posturas ainda de cunho Machistas) e atuação de Luana Ribeiro e enquanto isso ela segue dialogando e jamais se contentando com versões de bastidores de que a eleição já estaria definida. Afinal… com 23 eleitores tão distintos o diálogo ainda é a melhor estratégia.

O peso do governo é considerável mas oficialmente o Palácio já disse que não vai se envolver nem interferir na eleição… politicamente ressalta se a postura do vice-governador Wanderlei Barbosa de pedir votos para Toinho mostrando-se um cabo eleitoral empenhado nesta eleição.

Luana tem se apegado a compromissos: fazer o tão esperado concurso é um deles. Toinho, por sua vez, e visto como um político com perfil de diálogo e conciliador e tem pregado um legislativo forte e atuante. Dertins está no terreno da tentativa.

Quais as composições? Quem ganhará o voto de confiança de maioria deles? Os próximos dias dirão!

Sair da versão mobile