Ícone do site Gazeta do Cerrado

Ourives de Natividade farão intercâmbio em Portugal para apresentar técnica de filigrana

Ourives José Leal

Um sonho antigo está perto de se realizar. Através dos Editais de Seleção Pública de Culturas Populares do Governo Federal, anos de 2017 – Edição Leandro Gomes de Barros e 2018 – Edição Selma do Coco, os ourives nativitanos José Leal Pereira da Silva e Uardon Moreira da Cunha estarão visitando Portugal, para intercâmbio de 15 dias, nas cidades de Lisboa, Porto, Gondomar, Braga, Travassos e Viana do Castelo. O foco principal é a técnica da filigrana, que é destaque nas tradicionais joias confeccionadas em Natividade – Tocantins. Eles estão sendo acompanhados pela ativista cultural Simone Camêlo Araújo. A viagem será entre os dias 10 e 25 de setembro.


A iniciativa da inscrição dos ourives José leal e Uardon foi uma ação da Ourivesaria Mestre Juvenal, projeto da Associação Comunitária Cultural de Natividade (ASCCUNA) – entidade sem fins lucrativos, que conta com a colaboração voluntária de mestres ourives desde 1996.


Os ourives iniciaram suas atividades no começo do projeto da oficina escola em Natividade, como aprendizes do mestre Wal e do mestre Bisa, e desde então desenvolvem suas habilidades na mesma oficina e, atualmente, na condição de mestres ourives, repassam os conhecimentos recebidos a outros jovens da cidade, seguindo uma tradição local.


O objetivo do Edital de Seleção Pública é apoiar mestres da cultura popular; no caso específico, está incentivando e dando oportunidade aos mestres ourives adquirir mais conhecimentos através de intercâmbio em visita a Lisboa e à região norte de Portugal, que trabalha com as mesmas técnicas utilizadas (com destaque da filigrana) e que são referência mundial. Serão realizadas visitas a oficinas de produção, escolas referências, bibliotecas, museus, arquivos históricos e pontos de vendas.


Esse intercâmbio contribuirá significativamente nas suas atividades e também na ação voluntária atual de formação e capacitação a novas gerações. A grande expectativa é que com a realização deste intercâmbio seja fortalecido o conhecimento histórico das origens e da influência portuguesa na localidade. Outros grandes legados do projeto é a democratização do saber e a melhoria das peças produzidas, resguardando-se a qualidade que ratifica a fama das joias nativitanas.

Publicidade


O projeto busca reconhecer também que a comunidade é a maior protagonista pela transmissão da cultura popular. Assim, os mestres ourives vão continuar desenvolvendo seus trabalhos de artesão e de transmissão do modo de fazer com mais qualidade em Natividade – Tocantins, região Norte do Brasil.

*filigrana: Filigrana é um trabalho ornamental feito de fios muito finos e pequeninas bolas de metal, soldadas de forma a compor um desenho. O metal é geralmente ouro ou prata…. A filigrana foi utilizada na joalheria desde a Antiguidade greco-romana, sendo ainda empregada em grande variedade de objetos decorativos.

Texto e foto: Simone Camelo

Sair da versão mobile