Ícone do site Gazeta do Cerrado

Pais devem ficar atentos aos intervalos das vacinas anticovid para crianças de 05 a 11 anos

Pais ou responsáveis devem ficar atentos ao intervalo entre a primeira e segunda dose dos imunizantes infantis contra a Covid-19 para, dessa forma, completarem o esquema vacinal contra a enfermidade e protegerem seus filhos. O alerta partiu do gerente da Central Municipal de  Rede de Frio Valéria Paranaguá (Cemurf) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas, Hugo Botelho. Segundo ele, crianças de 05 a 11 anos que já tomaram a primeira dose do imunizante CoronaVac devem receber a segunda dose após 28 dias; e após 60 dias as crianças que foram vacinadas com a Pfizer pediátrica.

Botelho informa que a Semus disponibiliza de segunda às sextas-feiras Unidades de Saúde da Família (USFs) específicas para a vacinação contra a Covid-19 para o público infantil. (Veja relação no final desta matéria). Para receber a dose, a criança precisa que seus pais ou responsáveis façam o agendamento na plataforma Vacina Já. No ato da vacinação, os responsáveis pelas crianças devem apresentar documentos pessoais (RG e CPF), cartão SUS e cartão de vacina. “Além destes documentos, o termo de consentimento (disponível no site Vacina Já ou nas Unidades de Saúde) deve ser assinado na ausência do pai ou da mãe. No caso das crianças com comorbidade é necessário apresentar laudo médico”.

Certificado de Coragem

A pequena Gabriela Marques Jardim, 6 anos, é uma das crianças que já receberam a segunda dose da imunização contra a Covid-19. A menina ainda deu uma super força para que a amiga Maria Fernanda Ferreira Lima, da mesma idade, recebesse sua primeira dose. Feliz, Gabriela levou o Certificado de Coragem para a escola para estimular os coleguinhas e para lembrar aos pais que eles devem levar seus filhos para serem vacinados.

Em Palmas, o Boletim Epidemiológico nº 704, publicado nesta quinta-feira, 24, informa que 10.541 crianças de 05 a 11 anos foram vacinadas contra Covid-19. Deste total, 9.636 receberam a primeira dose e 905, a segunda dose.

A Semus informa que as vacinas utilizadas para crianças são a Pfizer Pediátrica (tampa laranja) e a Coronavac, que é a mesma vacina para adultos e crianças.

 

Programação – crianças de 05 a 11 anos

Manhã – 8 às 12 horas

 

Tarde – 13 às 17 horas

Por: Assessoria de Imprensa

Sair da versão mobile