Ícone do site Gazeta do Cerrado

Palmas: Amastha apresenta projetos com foco na juventude

Pensando na necessidade de garantir projetos voltados para a juventude da capital, o prefeito de Palmas e candidato à reeleição, Carlos Amastha (PSB), anunciou nesta semana durante reunião com a juventude do Distrito de Taquaruçu suas propostas para o segundo mandato.

Dentre as principais ações está a criação da Fundação Municipal da Juventude, assim o segmento deixará de ser apenas uma superintendência para ser um órgão com status de secretaria e autonomia, a exemplo da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Fundesportes), que vem fomentando a prática esportiva na Capital. “Me perguntam porque não crio uma secretaria? Estudamos sobre isso, e a conclusão a que chegamos é que uma fundação tem mais condições de firmar parcerias com instituições públicas, inclusive privadas, não ficando seu orçamento atrelado simplesmente a convênios federais. Tenho certeza que os avanços nessa área serão ainda maior”, ressalta Amastha.

As políticas públicas para a juventude na Capital que tinham poucos recursos até 2012, para ações efetivas em benefício dos jovens palmenses, tiveram ampliação e novos projetos na atual gestão. Hoje, a Superintendência de Juventude conta com orçamento de R$ 5 milhões, maior que muitas secretarias municipais.

Educação

Uma grande preocupação é manter a qualidade do ensino para que os jovens consigam as melhores vagas nas universidades públicas. “O ensino ministrado pela rede municipal é o melhor do Brasil, como aponta o IDEB. Aí veja só, pegamos o bebezinho lá no CMEI e ele vai estudando na rede do município até o 9º ano. Aí vai fazer o ensino médio e cai na rede estadual que conseguiu piorar o que já era ruim, e isso não sou eu que estou dizendo, quem mostra isso é o próprio IDEB também. Isso é frustrante, pois as vagas das universidades públicas acabam indo para os estudantes da rede particular e até vindos de outros estados”, analisa Amastha, que vai implantar o projeto Palmas Aprova, que consiste em cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também para concursos públicos.

“Quando chegar a hora dos nossos alunos fazerem o ensino médio, eles vão estudar na escola que escolherem, mas aos finais de semana farão o cursinho para que na hora do ENEM alcancem uma boa nota e consigam as melhores colocações nas universidades públicas e também em concursos. Para isso, vamos ter os melhores professores desse segmento preparando esses jovens”, garante Amastha.

Empreendedorismo

Amastha acredita na juventude como elemento transformador da sociedade. Por isso, vai criar o programa Jovem Transformador, cujo objetivo é selecionar jovens que atuarão na sua comunidade como agente ambiental, cultural e social. “É preciso empoderar esses jovens da sua realidade para que eles possam agir dentro da sua comunidade como agente transformador. Para isso, eles receberão treinamento adequado e estarão mais preparados ainda para o mercado de trabalho e para empreender”, afirma Amastha, citando o programa Jovem Empreendedor, desenvolvido pela Prefeitura de Palmas em parceria com o Renapsi e que já deu oportunidade do primeiro emprego a centenas de jovens na Capital.

Para o superintendente de Juventude, Nahylton Allen, é a primeira vez que de fato uma gestão dá voz e vez aos jovens. “Conseguimos implantar e desenvolver vários projetos seja de acolhimento ao jovem, incentivo ao protagonismo com a criação do Conselho Municipal da Juventude e a participação efetiva nas conferências e fóruns municipais, estaduais e nacionais. São ações já realizadas ou em andamento, e a perspectivas é que tenhamos num futuro breve uma juventude ainda mais transformadora e consciente do seu papel e força na sociedade”, acredita o superintendente.

Fonte: Ascom Amastha

Sair da versão mobile