Ícone do site Gazeta do Cerrado

Palmas amplia vacinação para quem tem comorbidades: pessoas com deficiência de 55 a 59 anos são incluídas

Vacinação contra a Covid em Araguaína - Foto - Marcos Sandes

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) decidiu ampliar a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades.

A partir desta sexta-feira, 07, também poderão se vacinar as gestantes e puérperas a partir de 18 anos com ou sem comorbidades; hipertensos comprovados, entre 55 e 59 anos; transplantados renais acima de 18 anos; e pessoas com deficiência permanente entre 55 e 59 anos de idade, independentemente de cadastro no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC). Também foi ampliada a faixa etária das pessoas com comorbidades, entre 55 e 59 anos de idade.

 

A ampliação do grupo foi necessária por que a vacina utilizada nesse público-alvo é a Pfizer, que tem vida útil muito curta. As doses são enviadas para os Estados, pelo governo federal, conservadas a -25°C, o que reduz o prazo de validade do imunizante para 15 dias.  Dessa forma, a Semus decidiu ampliar o público para garantir que todas as doses destinadas à Capital sejam utilizadas em tempo hábil.

 

Comprovação

 

A Semus reforça que o público com comorbidade ou deficiência permanente deve comparecer ao local da vacinação com documentos pessoais (RG ou CNH), Cartão de Vacina e laudo ou relatório médico comprovando a condição relatada. No caso das mulheres grávidas, é necessário apresentar exame que ateste a gravidez ou a Caderneta da Gestante. Já as puérperas com até 45 dias do parto precisam levar registro de nascimento do recém-nascido ou Declaração de Nascido Vivo ou Natimorto.

 

Quando e onde se vacinar

 

A aplicação das doses contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades acontece nesta sexta-feira e no sábado, dia 8, nos seguintes locais, das 9h às 17 horas:

Podem se vacinar (apresentar documento comprobatório)

Sair da versão mobile