Ícone do site Gazeta do Cerrado

Palmas analisa se vai liberar comércio; Gurupi e Araguaína apoiam recomendação do comitê: “não podemos sacrificar tanto”

Maju Cotrim

Após recomendação do Comitê Gestor pelo recordo gradativo das atividades econômicas, a Gazeta busca ouvir os gestores municipais. Boa parte deles já está com parte do comércio funcionando.

Em Palmas, onde o comércio segue suspenso de funcionar, o comitê municipal de reúne na manhã desta terça-feira, 14, para ter um posicionamento oficial a respeito. A prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro recebeu plano de entidades sugerindo o retorno gradual das atividades na capital.

Cínthia em sua última posição oficial disse: “Porque só no Brasil as pessoas estão politizando #coronavirus ? Em nenhum outro lugar do MUNDO isso aconteceu. Temos um único adversário a #COVIDー19 Punk trabalhar em um cenário assim. Espero q o @governoTO seja firme, assim como Palmas está sendo, não podemos colocar tudo a perder”, disse.

Gurupi

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira afirmou à Gazeta que a recomendação é um respiro importante para a área econômica.

“Nós primeiro travamos tudo e depois fomos liberando aos poucos, Só tivemos um caso de uma pessoa que foi para Goiânia e acabou indo para Palmas. Acho que não podemos sacrificar tanto a atividade econômica”, disse.

Araguaína

O prefeito de Ronaldo Dimas comentou sobre a recomendação à Gazeta do Cerrado.

“Já estamos praticando o que o governo está falando desde o início da crise do coronavírus. O governo corrobora com o que já vínhamos fazendo. Hoje em Araguaína nós temos apenas um caso ativo, dos seis um não confirmou e quatro já estão curados”, disse.

“Vou revisar o decreto abrindo outras atividades mas o que não significa que não possa ser modificado”, disse. Ela afirmou que a cidade tem 22 leitos disponíveis e nenhum foi ocupado.

A recomendação

Nesta segunda-feira, 13, o Comitê de Crise para prevenção do  novo Coronavírus, causador da Covid-19,  se reuniu por meio de videoconferência para estabelecer medidas para a retomada gradativa dos trabalhos de alguns setores econômicos.

As sugestões estabelecem algumas atividades administrativas, seguindo com cautela os cuidados com a saúde e o distanciamento social. As novas recomendações foram publicadas no Diário Oficial desta segunda-feira, 13.

De acordo com o documento, fica permitido o funcionamento de estabelecimentos comerciais que realizarem atividades e serviços privados não essenciais, mantendo-se rígido controle de acesso para evitar aglomerações, estimulando a lavagem das mãos, o uso de álcool em gel 70% e a observância da etiqueta respiratória

O governador do Estado, Mauro Carlesse, lembrou que o Tocantins completou 30 dias de isolamento social, e neste período conseguiu se manter estável no número de casos da Covid-19, sem causar qualquer colapso na rede pública de saúde.

#SóNaGazeta
#AberturaDoComércio
#CidadesDoTocantins
#Coronavírus

Sair da versão mobile