Ícone do site Gazeta do Cerrado

Palmas, Araguaína, Porto e Paraíso decretam ponto facultativo no Dia do Servidor; Na capital serão 5 dias de folga para funcionários

Palmas - Foto - Washington Luiz/Governo do Tocantins

Palmas - Foto - Washington Luiz/Governo do Tocantins

Palmas – Foto – Washington Luiz/Governo do Tocantins

Os servidores do município de Palmas terão cinco dias de folga para comemorar o Dia do Servidor Público. A data é celebrada oficialmente nesta sexta-feira (28), mas a prefeitura resolveu transferir para a próxima segunda (31).

Em anúncio divulgado nas redes sociais, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) decretou ponto facultativo na terça-feira, dia 1º. E na quarta-feira (2), é feriado nacional do Dia de Finados. Portanto, os funcionários terão o fim de semana e esses três dias de descanso.

Na publicação, a prefeita disse que fez uma consulta aos servidores e 89,5% optaram por prorrogar a data.

Araguaína

Publicidade

Nesta sexta-feira, 28, o expediente da Prefeitura de Araguaína será apenas em órgãos de atendimentos essenciais. O Decreto 153/22 está publicado no Diário Oficial do Município da última segunda-feira, 24.

“A minha gratidão pela dedicação, o trabalho, o empenho de vocês em dar à população de Araguaína um serviço de qualidade. É uma oferta que cada um de nós fazemos, porque eu também sou servidor. Sabem que podem contar comigo e vamos adiante, a cidade está cada vez melhor e eu tenho muito orgulho do trabalho que vocês fazem”, afirmou Wagner.

O ponto facultativo não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais, que continuarão funcionando normalmente, como os atendimentos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), PAI (Pronto Atendimento Infantil) e do HMA (Hospital Municipal de Araguaína).

Valorização profissional
O prefeito Wagner vem realizando diversas ações para valorizar o servidor público, entre elas cumprindo o reajuste das datas-bases mesmo diante das crises econômicas causadas pela covid-19. O último reajuste no pagamento dos salários, feito em 2022, concedeu 10,18% na atualização dos valores.

Além disso, a Prefeitura de Araguaína chegou a 660 convocados do concurso público municipal. Desses, 574 são referentes aos aprovados para assumir o cargo e 86 fazem parte do cadastro reserva que foram chamados para assumir o lugar dos empossados que pediram exoneração.

Mais guarda
Wagner ainda enviou um projeto de lei à Câmara de Vereadores para ampliar o efetivo em 20 vagas, passando de 40 para 60 guardas. Caso o Legislativo aprove o projeto, serão convocados 60 aprovados no cadastro reserva do concurso municipal para o curso de formação, que vão compor as novas vagas e parte do efetivo já existente.

Investimento no conforto
Nos últimos anos, a Prefeitura investiu na melhoria das condições de trabalho e na valorização de todos os servidores. Foram realizadas reformas de infraestrutura e aquisição de mobiliário em praticamente todas as unidades de ensino, secretarias do Município e unidades da saúde. Na Educação, 100% das salas de aula do município são climatizadas, inclusive as da zona rural.

 

Porto Nacional

A prefeitura de Porto Nacional publicou nesta terça-feira, 25, o decreto nº 790 que estipula ponto facultativo no próximo dia 28 de outubro, nas repartições públicas municipais devido ao Dia do Servidor Público. Os serviços públicos retornarão à normalidade na próxima segunda-feira, 31.

Conforme o documento, o decreto não se aplica às repartições cujas as atividades não possam ser suspensas, em virtude de exigências técnicas ou por motivo de interesse público. Além disso, também cabe aos dirigentes dos órgãos e entidades da administração pública municipal, a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais afetos às respectivas áreas de competência, sem prejuízo de outras atividades, a critério dos gestores.

Paraíso do Tocantins

O prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, decretou ponto facultativo válido para a sexta-feira, dia 28, na data é comemorado o Dia do Servidor Público. O Decreto de nº 766/2022 foi publicado nesta quinta-feira, 27.

O documento dá ainda outras providências, tais como os serviços considerados essenciais, por sua natureza, não sofrerão qualquer interrupção, sendo assegurado o atendimento à população.

Na ocasião, o prefeito Celso Morais agradeceu o empenho dos servidores municipais e pontuou que o trabalho de cada um é essencial na construção do desenvolvimento de Paraíso do Tocantins.

 

Fontes – g1 to, Secoms Araguaína, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins

Sair da versão mobile